Questões de Língua Portuguesa da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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Com relação a aspectos linguísticos e textuais do texto III, julgue (C ou E) os seguintes itens.

Com o emprego de construções como “Vistas as coisas de hoje” (l.43) e “Difícil imaginar os motivos” (l.48) e da forma verbal “pensamos” (l.49), o autor confere um tom impessoal ao texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

No texto CG3A1BBB, a oração “ao se discutir uma proposta educacional baseada em competências” (l. 25 e 26) exprime, no período em que ocorre, uma ideia de

  • A. finalidade.
  • B. conclusão.
  • C. causa.
  • D. consequência.
  • E. tempo.

Em cada uma das próximas opções, é apresentada uma proposta de reescrita para o seguinte período do texto CB1A1AAA: “A Lei do Ventre Livre, que a imprensa da Corte havia recebido com muita festa, não merecera o mais breve registro da imprensa de São Luís.” (l. 17 a 20). Assinale a opção em que a reescrita proposta preserva o sentido original e a correção gramatical do texto.

  • A. Não havia mérito no registro da Lei do Ventre Livre pela imprensa de São Luís, ainda que essa lei tenha sido recebida com festa pela imprensa da Corte.
  • B. A imprensa da Corte, ao contrário da de São Luís, não dispensou qualquer registro da Lei do Ventre Livre, tendo-lhe recebido com muita festa.
  • C. Embora a Corte, por meio de sua imprensa, tenha comemorado a Lei do Ventre Livre, a imprensa de São Luís não registrou a comemoração.
  • D. A imprensa de São Luís ignorou a aprovação da Lei do Ventre Livre, enquanto a imprensa da Corte comemorou-a.
  • E. Houve festa na Corte para receber a notícia da aprovação da Lei do Ventre Livre, mas a imprensa de São Luís não a registrou.

A respeito dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto anteriormente apresentado, julgue os próximos itens.

Seriam mantidos o sentido e a correção gramatical do texto caso fosse introduzida a preposição sobre imediatamente após “perguntou-lhe” (l.11).

  • C. Certo
  • E. Errado

A correção gramatical e o sentido original do texto CB1A1AAA seriam preservados caso fosse suprimido o

  • A. A sinal de interrogação imediatamente após “burla” (l.21).
  • B. vocábulo “sequer” (l.9).
  • C. acento indicativo de crase em “à” (l.13).
  • D. vocábulo “uns” (l.14).
  • E. pronome “se”, em “contavam-se” (l.16).

Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue os próximos itens.

O verbo haver foi empregado na linha 18 como sinônimo de existir. Embora esses verbos tenham sentido semelhante, a substituição de um pelo outro no texto modificaria as relações sintáticas entre o verbo e o termo “um pressuposto” (l.19).

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto anteriormente apresentado, julgue os próximos itens.

Na linha 9, o pronome “nos”, na oração em que ocorre, exerce a função de complemento direto da forma verbal “perguntamos”.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos sentidos e de aspectos linguísticos do texto CB3A1AAA, julgue os próximos itens.

Seriam mantidos a correção gramatical e o sentido original do texto se o trecho “O monitor (...) na esfera educacional” (l. 1 a 3) fosse reescrito da seguinte forma: Também chamado de inspetor ou bedel, o monitor é um dos profissionais mais atuantes na área educacional, em algumas instituições.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos sentidos e de aspectos linguísticos do texto CB3A1AAA, julgue os próximos itens.

A forma verbal “transita” (l.3) foi empregada para transmitir a ideia de que o monitor muda constantemente de função na escola.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue os itens que se seguem.

A correção gramatical e o sentido do texto seriam preservados caso o trecho “expressá-los com objetividade e competência” (l. 6 e 7) fosse reescrito da seguinte maneira: expressá-los objetiva e competentemente.

  • C. Certo
  • E. Errado
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