Questões de Língua Portuguesa da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Embora o uso do pronome oblíquo átono em posição inicial no período seja condenado pela gramática tradicional portuguesa, é de uso consagrado oralmente no Brasil, como pode ser verificado pela fala do funcionário no texto II. Entretanto, ainda há casos que permanecem inadequados segundo a norma culta. Assinale a alternativa em que a colocação do pronome oblíquo átono seja inadequada segundo a norma culta, mesmo com a flexibilização do uso no Brasil.

  • A.

    Tenho-me permitido estas regalias.

  • B.

    Tenho me permitido estas regalias.

  • C.

    Tenho permitido-me certas regalias.

  • D.

    Estas regalias me têm sido permitidas.

  • E.

    Estas regalias têm-me sido permitidas.

Quando expurgou Plutão, a UAI não fez ciência: produziu uma definição, entre outras possíveis, com a finalidade de classificar e nomear. (L.5-7)

Os dois-pontos, no trecho acima, introduzem uma:

  • A.

    explicação.

  • B.

    enumeração.

  • C.

    síntese.

  • D.

    exemplificação.

  • E.

    análise.

No vocábulo pré-escola (L.2), o prefixo pré mantém-se separado por hífen. Assinale a alternativa cuja palavra, contendo esse mesmo prefixo, não tenha sido grafada na forma preferida atualmente.

  • A.

    preestabelecer

  • B.

    predeterminar

  • C.

    pré-estréia

  • D.

    pré-existência

  • E.

    pré-matrícula

Assinale a alternativa em que a palavra não tenha sido formada pelo mesmo processo que saturnianos (L.36).

  • A.

    silencioso (L.3)

  • B.

    investigação (L.3)

  • C.

    expurgou (L.5)

  • D.

    definição (L.6)

  • E.

    rochosos (L.20)

O trecho entre travessões indica:

  • A.

    uma contradição.

  • B.

    uma exemplificação.

  • C.

    uma explicação.

  • D.

    uma explicitação.

  • E.

    um questionamento.

Assinale a alternativa em que a palavra não tenha, no texto I, valor adjetivo.

  • A.

    gélido (L.3)

  • B.

    outras (L.6)

  • C.

    nenhuma (L.9)

  • D.

    nove (L.28)

  • E.

    essas (L.39)

No texto II, se a forma de tratamento usada pelo funcionário em relação ao patrão for alterada para vós, a nova redação seria:

  • A.

    Mas como vós irás preencher o espaço vazio que deixarei na empresa?

  • B.

    Mas como vós ides preencher o espaço vazio que deixarei na empresa?

  • C.

    Mas como vós ireis preencher o espaço vazio que deixarei na empresa?

  • D.

    Mas como vós irais preencher o espaço vazio que deixarei na empresa?

  • E.

    Mas como vós irdes preencher o espaço vazio que deixarei na empresa?

Na linha 15, convertera é equivalente a:

  • A.

    havia convertido.

  • B.

    convertia.

  • C.

    converteu.

  • D.

    converteria.

  • E.

    foi convertido.

Não encontrou acolhida a hipótese de conservar tudo como estava, pelo recurso de batizar de "planetas clássicos" os nove planetas tradicionais e fechar as portas da família aos intrusos. (L.26-29)

No trecho acima, a palavra acolhida foi flexionada corretamente, para concordar com o termo a que se refere (hipótese). Assinale a alternativa em que a concordância não se fez segundo a norma culta.

  • A.

    A moça disse: "Obrigada."

  • B.

    Ele pediu emprestado dez reais.

  • C.

    Eles são tais qual o pai.

  • D.

    Eram motivos o mais interessantes possível.

  • E.

    Ela ficou meio atormentada com a notícia.

Mas, na sua lancinante simetria, o modelo adotado tem propriedades estéticas que sugerem um arranjo divino. (L.23-25)

Assinale a alternativa em que, alterando-se a oração grifada no trecho acima, não foi mantida adequação à norma culta da língua.

  • A.

    a que nos referimos como um arranjo divino

  • B.

    a que aludimos como um arranjo divino

  • C.

    que nos lembramos como um arranjo divino

  • D.

    que lembram um arranjo divino

  • E.

    de que falamos como um arranjo divino

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