Questões de Língua Portuguesa da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB)

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Há evidente equívoco na caracterização da relação semântica entre as palavras em destaque na seguinte alternativa:

  • A. ABSOLVEU o ex-presidente (parágrafo 1) / ABSORVEU a água (paronímia)
  • B. um consenso TÁCITO (parágrafo 2) / IMPLÍCITO na lei (sinonímia)
  • C. até nos revoltamos sem RAZÃO (parágrafo 4) / MOTIVO para brigas (polissemia)
  • D. de que se tem PENA (parágrafo 4) / PENA de cauda de pavão (homonímia)
  • E. RESULTA em desânimo (parágrafo 5) /ADVÉM da impunidade (antonímia)

Altera-se fundamentalmente o sentido do enunciado: “O estoque de fatos que nos indignam se renova o tempo todo, MAS SEM QUE MUDEM AS COISAS.” (parágrafo 3) com a seguinte reescrita da passagem sublinhada:

  • A. sem que mudem, porém, as coisas.
  • B. sem, não obstante, mudarem as coisas.
  • C. posto que sem mudarem as coisas.
  • D. não mudando senão as coisas.
  • E. não mudando, contudo, as coisas.

Aalternativa em que o adjunto adverbial em destaque exprime circunstância de concessão é:

  • A. “[...] até mesmo quando transmitidos COM ÁUDIO E VÍDEO [...] (parágrafo 1)
  • B. “[...] que as provas foram colhidas DE MANEIRA ILEGAL.” (parágrafo 1)
  • C. “[...] mas não foi punido NA JUSTIÇA pelos crimes de que era acusado.” (parágrafo 1)
  • D. “[...] que bradava CONTRA A CORRUPÇÃO [...]” (parágrafo 3)
  • E. “Um presidenciável guia SEM HABILITAÇÃO.” (parágrafo 3)

Segundo as normas de concordância verbal descritas pela gramática, é admissível fazer a substituição indicada em:

  • A. “Certas informações […] levam a opinião pública a CONDENAR inocentes.” (parágrafo 4) / condenarem
  • B. “Mas tais casos PARECEM CONSTITUIR uma minoria.” (parágrafo 4) / parece constituírem
  • C. “Os sentimentos de revolta não RESULTAM em grande coisa.” (parágrafo 4) / resulta
  • D. “Mas o que foram as grandes revoluções que MUDARAMo mundo [...]” (parágrafo 5) / mudou
  • E. “Os Estados Unidos CONHECERAM enorme fraude eleitoral em 2000 [...]” (parágrafo 5) / conheceu

A forma verbal composta “havia bradado” substitui, sem alteração de tempo e modo, a forma simples empregada em:

  • A. Um senador que bradava.
  • B. Um senador que bradara.
  • C. Um senador que bradou.
  • D. Um senador que brada.
  • E. Um senador que bradasse.

Tentando reescrever a oração adjetiva destacada em: “[...] mas não foi punido na Justiça pelos crimes DE QUE ERA ACUSADO.” (parágrafo 1), cometeu-se um ERRO de regência verbal na alternativa:

  • A. que lhe imputavam.
  • B. que atribuíam a ele.
  • C. que talvez tenha cometido.
  • D. que carregava nas costas.
  • E. que era responsabilizado.

A gramática do português padrão considera INACEITÁVEL a ênclise do pronome átono destacado em:

  • A. “E por aí SE acaba chegando a uma anistia branca [...]” (parágrafo 2)
  • B. “Duas ou três vezes por semana NOS indignamos.” (parágrafo 3)
  • C. “O estoque de fatos que nos indignam SE renova o tempo todo [...]” (parágrafo 3)
  • D. “É uma impunidade que SE segue à indignação.” (parágrafo 4)
  • E. “A imprensa NOS serve matéria cotidiana para nos indignarmos.” (parágrafo 4)

O uso do acento indicativo da crase é facultativo no “a” destacado em:

  • A. “Temos esta sensaçãoArespeito de praticamente tudo.” (parágrafo 1)
  • B. “E por aí se acaba chegandoAuma anistia branca [...]” (parágrafo 2)
  • C. “[...] que teria dirigido gracinhas A sua companheira.” (parágrafo 3)
  • D. “[...] levam a opinião pública A condenar inocentes.” (parágrafo 4)
  • E. “O que significa juntar-se A outras pessoas.” (parágrafo 5)

Para persuadir o leitor a concluir como ele, o autor recorre a todas as estratégias argumentativas a seguir,EXCETO a que se lê em:

  • A. evidência de ordem factual.
  • B. argumento de autoridade na matéria.
  • C. analogia do tipo “A está para B assim como C está paraD”.
  • D. consistência do raciocínio.
  • E. ilustração com elemento de narrativa literária.

A alternativa em que MESMO tem valor significativo idêntico ao que se observa em “mesmo que eficientes e bem estruturadas” (parágrafo 3) é:

  • A. Ele era sempre muito rigoroso, mesmo consigo.
  • B. Mesmo estudando, não passou no concurso.
  • C. Há mesmo necessidade de entrar com uma ação?
  • D. O caso era grave: ele mesmo não sabia o que fazer.
  • E. A matéria em discussão era do mesmo teor.
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