Questões de Língua Portuguesa da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

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A vírgula é usada para separar o vocativo em:

  • A.

    “... ou parecerem, de longe, condomínios finos no estilo mediterrâneo

  • B.

    “O maior problema do Brasil, dizem todos, é o contraste social.”

  • C.

    “Na verdade, a idéia de pintar a realidade faz parte de um processo de nos colorir que vem de anos.”

  • D.

    “Grande idéia, pintar as favelas.”

  • E.

    “Poder-se-ia estudar – uma comissão, Brasília, rápido – a distribuição nacional de cores...”

Em “propor-lhe uma troca de idéias...”, o verbo empregado no fragmento destacado classifica-se como

  • A.

    de ligação.

  • B.

    intransitivo.

  • C.

    transitivo direto, apenas.

  • D.

    transitivo direto e indireto.

  • E.

    transitivo indireto, apenas.

"A identificação do sexo da criança antes do nascimento é ilegal, sendo entretanto uma prática generalizada." No trecho em destaque, a conjunção grifada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por

  • A. por isso.
  • B. pois.
  • C. contudo.
  • D. portanto.
  • E. logo.

No fragmento “Para saber o que seria uma família positiva (não gosto do termo "normal"), deixemos de lado os estereótipos da mãe vitimizada”, as aspas estão empregadas para

  • A.

    acentuar o valor significativo de uma palavra ou expressão.

  • B.

    fazer sobressair termo ou expressão não-peculiar à língua em uso.

  • C.

    marcar a mudança de interlocutor dentro de um diálogo.

  • D.

    para demarcar uma citação que se faça importante para o texto.

  • E.

    realçar ironicamente uma palavra ou expressão pouco usual.

Verifica-se um caso de sujeito posposto ao verbo no seguinte trecho:

  • A.

    “Como saber que faltam casas...”

  • B.

    “Porque a experiência não deve ficar nas favelas do Rio.”

  • C.

    “Pretos pintados de branco teriam mais chances no mercado de trabalho.”

  • D.

    “Deve ser estendida a todo o país.”

  • E.

    “Não saltaria mais aos olhos...”

O vocábulo do texto I, cuja acentuação gráfica se justifica pela mesma regra de “ilícitas”, é

  • A.

    após.

  • B.

    camelôs.

  • C.

    século.

  • D.

    também.

  • E.

    já.

Prefixos são elementos que podem ser operados no processo de formação de palavras, acrescentando a elas certos sentido específico que especializam o seu emprego. No vocábulo “recorrente” (l.5) o prefixo que ele ostenta possui o mesmo sentido do afixo que aparece em uma das figuras de linguagem a seguir relacionadas. Assinale-a.

  • A.

    anáfora.

  • B.

    catacrese.

  • C.

    hipérbole.

  • D.

    metonímia.

  • E.

    perífrase.

A diferença de comportamento entre Milton e o concorrente é marcada, ao longo do texto, pelo emprego de um par de advérbios que contribuem para revelar, respectivamente, o tipo de vida que cada um leva. Esses advérbios são:

  • A.

    manhã/não

  • B.

    não/mal

  • C.

    lidamente/seguramente

  • D.

    ainda/já

  • E.

    atrás/elegantemente

 

 

No trecho "Inconsciente da vida que lhe fora entregue, a galinha passou a morar com a família.", a palavra em destaque passou por um processo morfológico. (linha 38 - TEXTO 1)

Das palavras abaixo, assinale aquela que é formada pelo mesmo processo da palavra em negrito:

  • A.

    apática

  • B.

    externo

  • C.

    impropriamente

  • D.

    incrível

  • E.

    intimidade

No texto "O Tinho" é predominante a:

  • A. gradação
  • B. hipérbole
  • C. ironia
  • D. metáfora
  • E. metonímia
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