Questões de Língua Portuguesa da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO)

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa da FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentre as alternativas abaixo, assinale a única que reúne as principais características de uma redação técnica.

  • A. Voltada para a informação e esclarecimento, a redação técnica possui textos denotativos e precisão de vocabulário com predomínio de funções referenciais que, apresentadas de maneira imparcial e exata, garantem a eficácia da linguagem utilizada na mensagem.
  • B. Voltada para a informação e o esclarecimento, a redação técnica possui textos conotativos e demarcados por figuras de linguagem que promovem a multiplicidade de interpretações ao empregar a metalinguística e o aspecto estético na mensagem.
  • C. Voltada para a informação e o esclarecimento, a redação técnica possui textos denotativos e precisão de vocabulário com predomínio de figuras de linguagem que, apresentadas de maneira imparcial e exata, garantem a eficácia e o aspecto estético da mensagem.
  • D. Voltada para a informação e o esclarecimento, a redação técnica possui finalidade discursiva expressa pela precisão de vocabulário com predomínio da função referencial e discurso envolto na multiplicidade de interpretações que, ao empregar a metalinguagem, garantem a subjetividade da mensagem.
  • E. Voltada para a informação e esclarecimento, a redação técnica possui textos conotativos e demarcados por figuras de linguagem que, apresentados de maneira imparcial e exata, garantem a eficácia da linguagem utilizada na mensagem.

A redação de uma carta comercial deve conter dois elementos essenciais para promover sua efetividade: O QUE DIZER e COMO DIZER. Considerando esses dois elementos, assinale a única opção correta.

  • A. O conteúdo deve ser embasado em fatos concretos, evidenciando o principal elemento gerador da carta e adaptando a linguagem ao fato que a origina.
  • B. O conteúdo deve ter certa dose de sensibilidade, considerando o tipo de receptor e adaptando a linguagem ao fato que origina a carta.
  • C. O conteúdo e a linguagem devem ser totalmente imparciais, objetivando garantir que a mensagem não sofra interferências e ruídos.
  • D. O conteúdo deve garantir que o emissor tenha segurança na mensagem a ser passada considerando, prioritariamente, a entrega da mensagem.
  • E. O conteúdo deve apresentar idoneidade e comprometimento com os interesses comerciais da empresa acima de tudo.

A redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Por meio dela é possível estabelecer a comunicação entre as unidades administrativas dos Três Poderes, as Organizações Privadas e a Sociedade. São prerrogativas da redação oficial:

  • A. Impessoalidade, Coletividade, Objetividade, Concisão e Linguagem Formal.
  • B. Impessoalidade, Clareza, Objetividade, Decisão e Linguagem Formal.
  • C. Impessoalidade, Lucidez, Uniformidade, Decisão e Linguagem Formal.
  • D. Impessoalidade, Clareza, Uniformidade, Concisão e Linguagem Formal.
  • E. Impessoalidade, Coletividade, Uniformidade, Decisão e Linguagem Formal.

O correio eletrônico passou a integrar a redação das comunicações oficiais constituindo-se um importante expediente em sua forma de transmissão de documentos, por seu baixo custo e celeridade. Sobre essa forma de comunicação é correto afirmar:

  • A. Sua redação é impessoal e flexível, permitindo abreviações e tratamentos informais.
  • B. Sua redação é pessoal, formal e com certificação digital exigida.
  • C. Os arquivos anexados devem ser exclusivamente em formato PDF, não sendo admitidos outros formatos.
  • D. A confirmação de leitura deve ser expressamente solicitada no texto do conteúdo da mensagem.
  • E. Sua redação é formal, com preenchimento do campo assunto de forma clara e objetiva e com anexos – se existirem – preferencialmente em formato Rich Text.

A nova ortografia fez mudanças no emprego do hífen de palavras formadas com prefixo ou com radicais eruditos. Qual das frases abaixo está redigida segundo essas novas regras?

  • A. A mega-operação policial aconteceu na micro-região de Piracicaba.
  • B. Fomos ao mini-internato dar um treinamento sobre o serviço de auto-higiene.
  • C. Nos jogos inter-escolares os competidores fizeram um super-esforço.
  • D. Os anti-revolucionários debatiam suas pseudo-convicções libertárias.
  • E. Para ser meu co-orientador, convidei o sub-chefe do departamento.

A linguagem publicitária muitas vezes se vale de recursos expressivos para construir suas mensagens. Selecione, entre as mensagens abaixo, a que se vale de palavras em sentido conotativo

  • A. Grapete: quem bebe repete.
  • B. Honda! Agora a nova onda se escreve com H.
  • C. Não fique aí parado! Vá hoje mesmo à liquidação das Casas Bahia.
  • D. Se um danoninho vale um bifinho, um bifinho vale um danoninho.
  • E. Viaje bem! Viaje Varig!

“Sofri, mas mesmo assim eu fui feliz” é o trecho inicial de uma antiga canção do tipo “dor de cotovelo”. A frase contém uma estrutura coordenativa em que se contrapõem as ideias de sofrer e de ser feliz, aparentemente incompatíveis. Assinale, numa das alternativas abaixo, a que apresenta essas mesmas ideias – reescritas numa estrutura subordinativa – que mantém esse contraste.

  • A. À proporção que eu vinha sofrendo, mesmo assim eu era feliz.
  • B. Caso de fato eu tivesse sofrido, mesmo assim eu teria sido feliz.
  • C. Em virtude de eu ter sofrido, mesmo assim eu fui feliz.
  • D. Justamente pelo fato de que eu ter sofrido, mesmo assim eu fui feliz.
  • E. Não obstante eu tenha sofrido, mesmo assim eu fui feliz.

“Mais vale um cachorro amigo do que um amigo cachorro.” O provérbio ora citado mostra que a inversão entre substantivo e adjetivo pode gerar um novo significado para o sintagma. Esse mesmo fenômeno ocorre no seguinte par:

  • A. companheiro agradável / agradável companheiro.
  • B. dançarinas maliciosas / maliciosas dançarinas.
  • C. dilemas falsos/ falsos dilemas.
  • D. proposições modernas/ modernas proposições.
  • E. trabalhador brasileiro/ brasileiro trabalhador.

Na construção de frases com mais de um verbo, é preciso observar se o emprego dos tempos e modos é compatível com as noções de clareza e coerência textual. Uma das frases abaixo tem sua estrutura comprometida justamente por não fazer da maneira adequada a combinação dos verbos. Assinale-a.

  • A. Ainda estaria por nascer o homem que poderia me ganhar no jogo de sinuca.
  • B. Assim que os diretores virem a apresentação dos alunos, hão de aplaudir a iniciativa do grupo.
  • C. Caso aqueles atletas fossem os ganhadores, receberiam nossas maiores homenagens.
  • D. Desconheço o motivo pelo qual não se permite que ele convida a noiva para a festa.
  • E. Falaram muito mal de sua família, embora a ela devessem grande parte do seu sucesso.

Assinale o item em que há erro no emprego da palavra “meio”:

  • A. Atualmente, existem muitos meios de comunicação.
  • B. Ela ficou meio envergonhada com o resultado da prova.
  • C. Empurrei a janela, que estava apenas meio fechada.
  • D. Encontramo-nos exatamente quando era meio-dia e meio.
  • E. Sozinho, conseguiu dar conta de meia garrafa de cachaça.
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