Questões de Língua Portuguesa da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES)

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Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Em quando um infectado espirra ou tosse(3) há, respectivamente, ideia de tempo e de exclusão.

  • B.

    É obrigatório o emprego da palavra E, nas linhas 13 e 24, por ela ser conjunção, tendo como finalidade ligar orações.

  • C.

    Em passam de humano para humano (1) subentendese: ser humano para ser humano.

  • D.

    As palavras mutações (6) e pandemia (20 e 26) significam, respectivamente, alterações / transformações e doença epidêmica amplamente difundida.

Tendo em vista a importância de se conhecer a função e a carga semântica de qualquer elemento constitutivo do texto, classifique, nos enunciados abaixo, os pronomes sublinhados, apontando, a seguir, a alternativa correta:

( ) O turista trazia o passaporte consigo.

( ) Valorize suas idéias com nossas fotos.

( ) Receberam cinqüenta reais cada um.

( ) Fez tudo quanto queria fazer.

( ) Que voltem, isso é o que mais desejo agora.

I. Pronome relativo.

II. Pronome demonstrativo.

III. Pronome indefinido.

IV. Pronome pessoal do caso oblíquo.

V. Pronome possessivo.

A seqüência correta é:

  • A. V, IV, I, II, III.
  • B. IV, V, III, I, II.
  • C. IV, III, V, I, II.
  • D. IV, V, II, I, III.

Dentre as frases apresentadas a seguir, indique a que pode ser considerada gramaticalmente correta quanto ao uso da crase:

  • A. Esta é menina à qual me dirigi ontem às pressas.
  • B. Dirigiu-se à sala do diretor, disposta à falar o que pensava.
  • C. Os alunos caminhavam à passos lentos.
  • D. O ônibus chegará à noite, mais precisamente as dez horas.

Identifique a alternativa correspondente ao período que apresenta a pontuação correta:

  • A. Quando o professor se posiciona, considerando, apenas uma parte da turma, a medida, poderá ser justa, mas, alguém poderá ser prejudicado.
  • B. Quando, o professor se posiciona, considerando apenas, uma parte da turma, a medida poderá ser justa, mas alguém, poderá ser prejudicado.
  • C. Quando o professor se posiciona, considerando apenas uma parte da turma, a medida poderá ser justa, mas alguém poderá ser prejudicado.
  • D. Quando o professor, se posiciona considerando apenas, uma parte da turma, a medida poderá ser justa mas alguém, poderá ser prejudicado.

Considerando a regência dos verbos e as várias formas que podem assumir os pronomes relativos conforme o contexto em que estão inseridos, aponte a alternativa adequada para o preenchimento das lacunas nas frases abaixo:

.

  • A. a que – cujo – o qual – que.
  • B. que – o qual – com o qual – onde.
  • C. que – o qual – com que – onde.
  • D. a que – de cujo – com que – onde.

Diferentes contextos podem determinar significações distintas para uma mesma unidade lexical. Com base nisso, considere as assertivas apresentadas a seguir e identifique a alternativa adequada:

I. O garoto vingou a ofensa cometida contra o pai.

II. A árvore que plantamos não vingou.

  • A. O sentido do verbo vingar é o mesmo em ambas as assertivas, embora na primeira haja uma situação de intransitividade, o que não ocorre na segunda.
  • B. O verbo vingar da assertiva II é transitivo indireto e foi empregado no sentido de punição.
  • C. Na assertiva I, o verbo vingar é transitivo, indicando um fato em que A vinga B. B é um fato anterior, condenável do ponto de vista de quem fala.
  • D. Vingar, nas duas assertivas, é intransitivo, já que expressa sentido completo, não exigindo complementação.

Aponte a alternativa correta para a complementação da frase dada a seguir, com relação à concordância nominal: Ela parecia ....... irritada e, à ...... voz, porém com .............. razões, dizia ........... desaforos.

  • A. meio – meia – bastantes – bastantes.
  • B. meio – meia – bastante – bastantes.
  • C. meio – meia – bastante – bastante.
  • D. meia – meia – bastante – bastante.

No segundo parágrafo do texto, a palavra "belo" é um:

  • A. Substantivo
  • B. Pronome.
  • C. Adjetivo.
  • D. Verbo.

Leia o enunciado abaixo e indique a opção que contém a seqüência de vocábulos adequada para a complementação do sentido.

A professora ficou ............ aborrecida com a atitude dos alunos, pois os assuntos discutidos na aula eram ................ interessantes e havia .................. participação do que nas demais discussões.

  • A. meio – bastante – menas.
  • B. meio – bastante – menos.
  • C. meia – bastante – menos.
  • D. meia – bastantes – menos.

Assinale a alternativa correta. Itapema, Celso e Camboriú são:

  • A. Substantivos próprios.
  • B. Adjetivos.
  • C. Pronomes.
  • D. Substantivos comuns.
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