Questões de Língua Portuguesa da MSConcursos

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Sobre Simbolismo, leia os itens e assinale a alternativa correta.

I - Os simbolistas propuseram que a poesia não é somente emoção, amor, mas a tomada de consciência desta emoção; que a atitude poética não é unicamente afetiva, mas ao mesmo tempo afetiva e cognitiva.

II - Na busca do “eu profundo”, os simbolistas iniciam uma viagem interior de imprevisíveis resultados, ultrapassando os níveis de razoabilidade em que, afinal de contas, se colocavam os românticos, mesmo os mais extremados e radicais.

III - Negação do positivismo, do cientificismo, do materialismo e das estéticas neles fundamentadas, o Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo.

IV - Os clichês mais utilizados pelo Simbolismo são: fugere urbem (fugir da cidade, repulsa à intranquilidade da vida urbana); locus amoenus (lugar ameno, busca da serenidade do mundo campestre); inutila truncat (cortar o inútil).

  • A. Todos os itens estão corretos.
  • B. Apenas II, III e IV estão corretos.
  • C. Apenas I, II e III estão corretos.
  • D. Apenas I, II e IV estão corretos.

Assinale a alternativa onde o sinal de pontuação está incorreto.

  • A. Ele sairá daqui logo, ou eu me desligarei do grupo.
  • B. Nunca, nunca, meu amor!
  • C. Barretos, 14 de novembro, de 2000.
  • D. Sairá amanhã, aliás, depois de amanhã.

Quanto às funções da linguagem, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    “Semente do futuro”. Essa construção, que lembra uma pelota felpuda, na realidade tem 20 metros de altura e é inteirinha coberta por varas de acrílico, que balançam ao sabor do vento. O curioso é que em cada uma delas estão guardadas algumas sementinhas e são mais de 60 mil, vindas de plantas variadas. O cubo faz parte do pavilhão do Reino Unido na Shangaí World Expo, a Feira Universal que acontece na China até outubro. A ideia do evento, que ocorre desde 1851, é que países de todo o planeta compartilhem seus aspectos culturais, tecnológicos e econômicos. A edição de 2010 tem o tema “Uma cidade melhor, uma vida melhor”, e a construção, apelidada de “Seed Cathedral” (Catedral da Semente) representa a importância da diversidade da Terra. Durante o dia, cada vara de mais de 7 metros atua como fibra óptica, levando luz ao seu interior. À noite as fibras se iluminam criando uma atmosfera de respeito e devoção aos recursos do planeta. No fim da feira, os visitantes poderão plantar as sementes ali guardadas e todo o material usado na construção do cubo será reciclado e reutilizado. (Vida Simples – 2010).

    Função referencial ou denotativa.

  • B.

    “Quando o passado é um pesadelo”. Tomado pela costumeira pressa de repórter, eu tinha que fazer, a toque de caixa, imagens do museu para compor a minha matéria. Quando chegamos ao primeiro corredor, o eixo da continuidade, tentei pedir algo a Bárbara, funcionária do museu que nos acompanhava. Não consegui falar. Tudo foi se desfazendo, todos os sentimentos e emoções, e também as racionalizações, reflexões ou desalentos mediados pelo intelecto. Tudo foi se desvanecendo dentro de mim e um grande vazio, um vácuo que sugava a si próprio, se formou qual redemoinho em meu peito, até explodir num jorro de pranto, num colapso incontrolável. Não tive condições de prosseguir com o cinegrafista Fernando Calixto. Procurei um lugar onde esgotar as lágrimas e tentava me explicar, repetindo aos soluços: “Pela metade, não. Não vou conseguir fazer meia visita. Pela metade, não. Ou encaro todo o périplo ou vou embora”. Não consegui nem uma coisa nem outra. Nem parei de chorar, nem me recompus; não me atrevi a percorrer todos os corredores, nem tampouco resisti a penetrar nos espaços desconcertantes do Museu Judaico de Berlim. (Pedro Bial).

    Função emotiva ou expressiva.

  • C.

    São Paulo está embaixo de água. A culpa não é da chuva. É de quem coloca lixo fora do lugar. Pense nisso. Faça a coisa certa. Jogue o lixo no lixo. (Prefeitura de São Paulo).

    Função conativa ou apelativa.

  • D.

    Pronome, palavra que representa um nome, um termo usado com a função de um nome, um adjetivo ou toda uma oração que a segue ou antecede. (Houaiss Dicionário).

    Função poética.

Leia os itens quanto à colocação pronominal e assinale a alternativa correta.

I - Faça-me o favor de não chegar atrasado para a aula.

II - Nossos parentes do interior chegaram ontem, trazendo-nos muitas notícias da família.

III - Convém dar-lhes o aviso agora mesmo.

IV - Ninguém me contou que eles haviam sido expulsos do colégio.

V - Conformar-nos-emos em ser para sempre o país do futuro?

  • A. Apenas I, II, III e IV estão corretos.
  • B. Apenas II, III, IV e V estão corretos.
  • C. Apenas I, III e IV estão corretos.
  • D. Todos os itens estão corretos.

Quanto à concordância verbal, leia os itens e assinale a alternativa correta.

I - Mais de um candidato se agrediram verbalmente.

II - No relógio da sala, soaram dez horas.

III - O relógio da sala soou dez horas.

IV - Morre-se aos poucos no Nordeste.

V - Houve bastantes acidentes no mês passado.

  • A. Todos os itens estão corretos.
  • B. Apenas I, II e V estão corretos.
  • C. Apenas I, II, III e IV estão corretos.
  • D. Apenas II, III e IV estão corretos.

Assinale a alternativa onde não há aposto.

  • A. A Mata Atlântica, a segunda floresta mais devastada do mundo, revela novidades que surpreendem até os cientistas.
  • B. Único metal líquido, o mercúrio possui inúmeras utilidades.
  • C. Felicidade, onde te escondes?
  • D. Amanhã, domingo, não sairei.

O dia da criação (Vinícius de Moraes)

Leia os itens e, de acordo com o texto acima, assinale a alternativa correta.

I - Nesse poema, há a repetição sistemática de uma oração: “Porque hoje é sábado”.

II - A relação estabelecida entre essa oração que se repete, os fatos e comportamentos descritos desempenha uma função explicativa: “Ser sábado”.

III - As afirmações e a oração “porque hoje é sábado” são coordenadas entre si. Cada uma delas é sintaticamente independente da oração identificada e se relaciona com ela por meio da conjunção explicativa porque.

IV - A opinião do eu lírico a respeito da criação dos seres humanos, no poema, deixa claro que ela deveria ter acontecido mesmo.

  • A. Todos os itens estão corretos.
  • B. Apenas I, II e IV estão corretos.
  • C. Apenas I, II e III estão corretos.
  • D. Apenas II, III e IV estão corretos.

Qual alternativa requer emprego da crase?

  • A. Voltei a casa depois de um mês de ausência.
  • B. Depois do susto com o trem de pouso do avião, chegar a terra foi um alívio.
  • C. A professora a qual nos dirigimos na reunião é muito exigente.
  • D. Gosto de escrever a caneta.

Quanto à concordância, assinale a alternativa incorreta:

  • A. A moça e o rapaz alto sentaram no fundo da sala.
  • B. Quando criança, eu costumava correr por vastos prados e campinas.
  • C. Um ou outro rapaz viravam a cabeça para nos olhar.
  • D. Afirma-se que nem um, nem outro falou a verdade.

Quanto à concordância nominal, assinale a alternativa incorreta:

  • A. Foram reuniões político-sociais.
  • B. Usam-se ternos azul-marinho.
  • C. Nesta classe há bastantes alunos.
  • D. Elas mesmos tomarão a resolução.
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