Questões de Língua Portuguesa da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Acerca da pontuação, de acordo com a norma-padrão da língua, está correto o que se afirma em:

  • A. o trecho – Animais bastante similares aos humanos modernos surgiram por volta de 2,5 milhões de anos atrás. – permanecerá correto se uma vírgula for acrescida após a palavra “humanos”.
  • B. o trecho – Em um passeio pela África Oriental de 2 milhões de anos atrás, você poderia muito bem observar certas características humanas familiares... – permanecerá correto após a substituição da vírgula por ponto final.
  • C. a mensagem do trecho – ... mães ansiosas acariciando seus bebês e bandos de crianças despreocupadas brincando na lama... – permanecerá inalterada caso seja acrescida uma vírgula após “ansiosas” e outra após “despreocupadas”.
  • D. o trecho – Ninguém, muito menos eles próprios, tinha qualquer suspeita de que seus descendentes um dia viajariam à Lua... – permanecerá correto caso as vírgulas sejam substituídas por travessões.
  • E. a mensagem do trecho – A coisa mais importante a saber acerca dos humanos pré-históricos é que eles eram animais insignificantes... – permanecerá inalterada se a expressão “a saber” ficar entre parênteses.

Redigida com base em passagem do texto, a frase que apresenta emprego da vírgula de acordo com a norma- -padrão é:

  • A. No meio da balbúrdia dos amigos, a concentração no sentir era difícil.
  • B. Antes tão boa a brisa fina, tornara-se quente e árida ao sol do meio-dia.
  • C. Do chafariz de pedra entre arbustos brotava num filete, a água sonhada.
  • D. Ele conseguiu ser, o primeiro a chegar antes de todos ao chafariz de pedra.
  • E. Sentia-se intrigado intuitivamente confuso, na sua inocência.

O trecho – Tal complicação deriva da pesquisa de Abranches. Ele tem se especializado em questões ambientais e políticas globais, conexão suficiente para produzir calvície e gastrite. – apresenta reescrita correta, quanto ao padrão normativo da regência e da crase, em:

  • A. Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado às questões ambientais e políticas globais, conexão apta a produzir calvície e gastrite.
  • B. Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado as questões ambientais e políticas globais, conexão apta à produzir calvície e gastrite.
  • C. Tal complicação remete à uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado as questões ambientais e políticas globais, conexão apta a produzir calvície e gastrite.
  • D. Tal complicação remete a uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado as questões ambientais e políticas globais, conexão apta a produzir calvície e gastrite.
  • E. Tal complicação remete à uma pesquisa de Abranches, que tem se dedicado às questões ambientais e políticas globais, conexão apta à produzir calvície e gastrite.

Assinale a alternativa que dá outra redação à fala dos quadrinhos, seguindo a norma-padrão de regência, conjugação de verbos e emprego do sinal indicativo de crase.

  • A. Espero que você nomeie à alguém que trata disso melhor do que seu advogado.
  • B. Se você não se dispor em ajudar à fazer a lição de casa, vou processar você.
  • C. Vou acionar à polícia se você não vir me ajudar com à lição de casa.
  • D. Caso você não me acuda quando eu fizer a lição de casa, apelarei à justiça.
  • E. Pergunto à você onde está seu advogado; não creio que ele resolva ao caso.

Iniciando-se a frase – Retemos mais informações quando nos sentamos em um local fixo... (último parágrafo) – com o termo Talvez, indicando condição, a sequência que apresenta correlação dos verbos destacados de acordo com a norma- padrão será:

  • A. reteríamos ... sentarmos
  • B. retínhamos ... sentássemos
  • C. reteremos ... sentávamos
  • D. retivemos ... sentaríamos
  • E. retivéssemos ... sentássemos

Na frase dita pelo padre, o pronome “se” exprime reciprocidade da ação. A mesma situação ocorre em:

  • A. Trata-se de reformular o Código Penal e ajustá-lo aos interesses da sociedade.
  • B. Com a chegada da madrugada, fez-se um silêncio assustador no vilarejo.
  • C. Para espanto dos anfitriões, foi-se embora sem dar justificativas.
  • D. Afiam-se facas e tesouras em domicílio.
  • E. Abraçaram-se com euforia, pois não esperavam um reencontro.

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República (2002), aviso e ofício são modalidades de comunicação oficiais praticamente idênticas. Entretanto, o

  • A. aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.
  • B. ofício é uma das modalidades de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
  • C. aviso é um instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos.
  • D. aviso é o expediente dirigido ao Presidente da República ou ao Vice-Presidente para propor alguma medida.
  • E. ofício é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia.

Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal, de acordo com a norma-padrão.

  • A. Todos perdoavam o defeito para o Joaquim por não ser culpa dele.
  • B. Todos perdoavam ao defeito no Joaquim por não ser culpa dele.
  • C. Todos perdoavam o defeito ao Joaquim por não ser culpa dele.
  • D. Todos perdoavam do defeito ao Joaquim por não ser culpa dele.
  • E. Todos perdoavam ao defeito do Joaquim por não ser culpa dele.

Comecei ________ conversar com a aluna e entendi que caberia a mim escolher o título de seu estudo. Perguntei ________ ela o que achava de “Garruchas e punhais”. Não gostou. Então, dei outra sugestão _______ moça: “O mosteiro de tijolos de feltro”.

De acordo com a norma-padrão, as lacunas da frase devem ser preenchidas, respectivamente, com:

  • A. a … a … àquela
  • B. à … a … àquela
  • C. a … à … aquela
  • D. à … à … aquela
  • E. a … à … àquela

Assinale a alternativa correta quanto à pontuação e à regência, de acordo com a norma-padrão.

  • A. O emprego e o mercado de crédito reagem, de forma mais lenta, para a mudança de direção da economia.
  • B. De forma mais lenta, reagem, o emprego e o mercado de crédito, ante a mudança de direção da economia.
  • C. O emprego e o mercado de crédito, reagem na mudança de direção da economia de forma mais lenta.
  • D. Diante a mudança de direção da economia reagem o emprego e o mercado de crédito, de forma mais lenta.
  • E. Reagem à mudança de direção da economia, de forma mais lenta, o emprego e o mercado de crédito.
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