Questões de Meio Ambiente da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Diversos produtos de origem animal e vegetal são explorados na região amazônica. São nomes vulgares de espécies que fornecem produtos de origem exclusivamente animal:

  • A.

    Castanha-do-pará, borracha, copaíba.

  • B.

    Matrinxã, iaçá, irapuca.

  • C.

    Açaí, cupuaçu, buriti.

  • D.

    Graviola, bacuri, andiroba.

  • E.

    Piquiá, uxi, muru-muru.

O licenciamento ambiental de uma unidade industrial que deseja se instalar num bioma frágil e monitorado deve-se submeter a licenças prévias:

  • A. somente nos organismos em nível do município onde se situa o empreendimento.
  • B. somente nos órgãos ambientais do estado.
  • C. somente nos órgãos federais.
  • D. nos órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos no caso.
  • E. na câmara federal e assembléia legislativa estadual.

Os resíduos industriais gerados variam entre 65% e 75% do total de resíduos gerados em regiões industrializadas. Em função da periculosidade ofe-recida por estes resíduos, são divididos em:

  • A.

    Resíduos inertes (classe I), resíduos não inertes (classe II) e resíduos perigosos (classe III).

  • B.

    Resíduos perigosos (classe I), resíduos não inertes (classe II) e resíduos inertes (classe III).

  • C.

    Resíduos não perigosos (classe I), resíduos perigosos (classe II), resíduos não inertes (classe III) e resíduos inertes (classe IV).

  • D.

    Resíduos perigosos (classe I), resíduos inertes (classe II) e resíduos hospitalares (classe III).

  • E.

    Resíduos não perigosos (classe I) e resíduos perigosos (classe II).

Os DBO, DQO e OD são parâmetros para medir a qualidade da água, classificados como:

  • A.

    ecotoxicológicos.

  • B.

    físicos.

  • C.

    hidrobiológicos.

  • D.

    microbiológicos.

  • E.

    químicos.

POPs (Poluentes Orgânicos Persistentes), são substâncias altamente tóxicas, formadas por compostos químicos orgânicos semelhantes aos dos seres vivos. Os POPs acumulam-se no meio ambiente e nos corpos das pessoas, animais e plantas. Estas substâncias são provenientes de

  • A.

    produção de resíduos sólidos orgânicos; compostagem; incineração de lixo hospitalar.

  • B.

    todos os processos industriais.

  • C.

    produção do PVC; produção de papel; incineração de lixo; processos industriais que empregam cloro e derivados do petróleo.

  • D.

    elaboração de produtos agrícolas; beneficiamento de urânio.

  • E.

    produção de compostos químicos orgânicos.

O uso seguro de produtos fitossanitários começa com o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs). Vestir EPIs durante o manuseio de produtos fitossanitários é essencial para a segurança dos trabalhadores. O conjunto total de EPIs para uso seguro dos agrotóxicos, em geral, é:

  • A.

    luvas, respiradores, viseira facial, jaleco de manga comprida, calça, boné árabe, botas e avental.

  • B.

    luvas de nitrila, viseira facial, botas, avental e caneleiras.

  • C.

    máscaras descartáveis, jaleco, calça curta, boné árabe e botas.

  • D.

    luvas de PVC, viseira de acetato, macacão de algodão e boné tratado com teflon.

  • E.

    luvas de látex, botas de cano alto e ombreiras.

Objetivos e justificativas do projeto; Síntese dos resultados dos estudos de diagnóstico ambiental da área de influência do projeto; Caracterização da qualidade ambiental futura da área de influência; Recomendação quanto à alternativa mais favorável. São alguns dos componentes mínimos exigidos em:

  • A. Estudo de Impacto Ambiental.
  • B. Relatório de Impacto Ambiental.
  • C. Avaliação de Impacto Ambiental.
  • D. Relatório de Análise Ambiental.
  • E. Estudo de Avaliação Ambiental.

O Estudo de Impacto Ambiental deverá ser realizado por equipe multidisciplinar envolvendo ações técnicas e científicas, destinadas a analisar e prever os impactos que a implantação de um projeto trará ao meio ambiente. O Estudo de Impacto Ambiental desenvolverá, no mínimo, as seguintes atividades técnicas:

I. Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto.

II. Análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas.

III. Definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos.

IV. Elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento.

V. Elaboração de relatório de avaliação ambiental.

É correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II.
  • C. I, II e III.
  • D. III, IV e V.
  • E. II, III, IV e V.

Num projeto de manejo e proteção dos ecossistemas, como forma de manter a biodiversidade se faz necessário

  • A. um levantamento aprofundado quanto as características da biodiversidade da flora em função da disponibilidade de solos ricos em compostos de enxofre.
  • B. incorporar estudos sobre a estrutura de proteção e mecanização das espécies, já que as populações mais presentes tendem a se distribuir de forma inversamente proporcional à incidência de luz solar.
  • C. um estudo que leve em consideração a teoria da fragmentação do biotipo que determina a degradação do habitat, agravado pela ação indireta das bactérias nitrificantes das leguminosas locais.
  • D. interferências do homem, na forma de perturbações de intensidade e freqüência intermediárias que podem causar aumento da biodiversidade local.
  • E. a adoção de critérios, fundamentais na escolha de áreas prioritárias para conservação, como a riqueza de espécies, a existência de endemismos e o risco de extinção das espécies.

A queima de matéria orgânica é uma fonte alternativa de energia ainda pouco explorada. Essa fonte recebe o nome de

  • A. geotérmica.
  • B. eólica.
  • C. nuclear.
  • D. solar.
  • E. biomassa.
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