Questões de Música

Lista completa de Questões de Música para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Servindo de base para a construção de acordes, improvisações e composições, a escala Blues, de procedência americana e de origem vocal, é freqüentemente usada nas músicas de jazz, rock, bossa nova, blues e soul. Com a bemolização de certas notas, as blue notes, essa escala apresenta a seguinte forma:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.

A cantoria é uma arte que floresceu no meio rural do Nordeste, principalmente no sertão. Os cantadores, representantes legítimos dos bardos, menestréis e trovadores, cantam suas esperanças, seus problemas, romances amorosos, quadros do cotidiano, numa exibição de imaginação e singularidade na cultura tradicional.

São referenciais da cantoria:

  • A.

    cantos melodiosos e afinados num tom abaixo da afinação instrumental

  • B.

    versos improvisados ou memorizados ao som da viola ou rabeca

  • C.

    desenhos melódicos elaborados com versos bem marcados

  • D.

    versos falados acompanhados por violão ou flauta

As manifestações culturais que têm como característica o estilo responsorial do canto são:

  • A.

    Maracatu e Bumba-meu-Boi

  • B.

    Fandango e Catira

  • C.

    Pastoril e Ciranda

  • D.

    Coco e Reisado

Na atualidade é visível o corte entre dois tipos de música, os quais apresentam características que vão em direções opostas, relacionadas ao pulso rítmico e à escuta linear que, respectivamente, são:

  • A.

    popular de mercado e de concerto contemporânea

  • B.

    popular brasileira e popular internacional

  • C.

    instrumental e para vozes corais

  • D.

    percussiva e instrumental

A teoria antropofágica da Semana de 22 propunha uma mudança na arte brasileira. Na Música Popular, esta idéia modernista, que se escorava no Manifesto Pau Brasil, de Oswald de Andrade, aconteceu em 1968, através do Tropicalismo, movimento estético-musical liderado por Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Uma das idéias do Tropicalismo foi o:

  • A.

    protesto contra a dominação da tendência hegemônica na MPB

  • B.

    B) rompimento com a cultura erudita e popular nacional

  • C.

    conformismo frente à invasão estrangeira na MPB

  • D.

    idealismo em relação às músicas do passado

Dentre as muitas tendências em que se dividem as criações artístico-musicais do século XX, destacase o dodecafonismo. O sistema serial criado por Schoenberg, um dos mais significativos compositores desse período, está fundamentado na aplicação dos 12 sons da escala cromática e permite ao compositor criar múltiplas variações combinatórias. Essa tendência apresenta as seguintes características:

  • A.

    a repetição linear / a hierarquização intervalar / a combinação sistemática das 12 notas

  • B.

    o uso constante da inversão retrograda da série / a liberdade de escolha / a negação da tônica

  • C.

    a negação da escala diatônica / a liberdade de escolha / afastamento de hierarquias intervalares

  • D.

    o uso de intervalos estruturadores da ordem tonal / a atonalidade / a previsibilidade da resolução harmônica

Recursos tecnológicos como gravadores, Samplers e sintetizadores, têm sido amplamente utilizados na música contemporânea, propondo novas formas de criação.

O desenvolvimento técnico-industrial do pós-guerra favoreceu o surgimento de dois tipos de música em que a produção de ruídos é feita por meio de máquinas sonoras. Essas novas tendências são denominadas:

  • A.

    concreta e aleatória

  • B.

    concreta e eletrônica

  • C.

    eletrônica e dodecafônica

  • D.

    expressionista e de vanguarda

Segundo Ana Mae Barbosa, o ensino pós-moderno de arte caracteriza-se pelo posicionamento teórico- metodológico conhecido como Proposta Triangular, que tem por base a inter-relação entre:

  • A.

    a observação da forma, a estética e a crítica musical

  • B.

    as artes cênicas, a educação musical e as artes plásticas

  • C.

    o fazer artístico, a observação da forma e a percepção do cotidiano

  • D.

    a compreensão da história da arte, o fazer artístico e a análise da obra de arte

"Como a distinção entre figura e fundo num desenho, você agora pode distinguir entre figura e fundo também na escuta musical. Tente, por exemplo, ouvir uma execução musical, concentrando-se não na música em si, mas em todos os sons não-musicais exteriores a ela, que a rodeiam e forçam o caminho durante suas pausas momentâneas".

Na atividade descrita acima, Murray Schafer apresenta a seguinte proposta:

  • A.

    ignorar os ruídos

  • B.

    apreciar a música

  • C.

    refocalizar o ouvido

  • D.

    perceber os sons musicais

"As Pastorinhas de Realengo" é um evento popular característico desse bairro do Município do Rio de Janeiro.

Um planejamento de Música, que explore manifestações folclóricas como esta, valoriza:

  • A.

    os conhecimentos da História da Música que devem ser adquiridos pelos alunos

  • B.

    as produções artístico–musicais dos alunos no encerramento das atividades

  • C.

    as manifestações folclóricas compreensíveis para o nível do aluno

  • D.

    as experiências socioculturais vividas pelos alunos

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...