Questões de Psiquiatria

Lista completa de Questões de Psiquiatria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em uma entrevista psiquiátrica, a depender da orientação epistemológica a que obedeça uma dada prática psiquiátrica, se calcada em um Modelo Bio-Médico ou em um Modelo baseado nos princípios de uma Medicina Humanizada, os dados coligidos são interpretados diferentemente. Sobre isso, assinale a única alternativa CORRETA.

    A) Religião, até porque a psiquiatria deve ser laica, no Prontuário de Atendimento, é apenas dado a ser coligido com finalidades estatísticas, vez que aspectos religiosos nunca interferem em práticas médicas.

    B) Para a psiquiatria, quer seja praticada em moldes bio-médicos, quer humanísticos, o nome do paciente é apenas um dado burocrático, devendo, o paciente, ser chamado obrigatoriamente pelo nome constante no Prontuário de Atendimento.

    C) No Prontuário de Atendimento, o endereço ou procedência é dado que apenas serve para eventual localização do paciente e/ou seus familiares, não se prestando a fornecer informações indiretas e/ou a priori sobre o status sócio-econômico familiar a que possam pertencer.

    D) Para uma psiquiatria de base bio-médica, sexo é dado biológico; para uma psiquiatria de base humanística, gênero é dado sóciocultural. Para a primeira, raça remete sobretudo à predição estatística de transtornos; para a segunda, raça é etnia e possibilidade de variação cultural dos costumes.

    E) Mais importante que o estabelecimento de um bom rapport entre entrevistador e entrevistado, o que mais interessa, em uma entrevista/anamnese psiquiátrica, é firmar, o mais rapidamente possível, o diagnóstico definitivo de um dado transtorno mental.

Sobre Psicopatologia Geral, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Mesmo quando intenso e desprovido de crítica, o ciúme é facilmente diferenciável do delírio erotomaníaco (ou de Clérambault) – o qual, de resto, não representa interesse de investigação e análise no campo da Psiquiatria Clínica nem Forense.

    B) Com relação à função psíquica da Atenção, temos que tenacidade é a capacidade de mudar o foco da atenção, constantemente, para vários e diferentes estímulos, enquanto vigília (ou vigilância) é a capacidade de manter preso o foco da atenção em apenas um objeto, durante longo tempo.

    C) Assim como o mutismo e o negativismo são elementos semiológicos ditos “negativos” comuns nos Transtornos Esquizofreniformes, é exclusivamente nas Neuroses que ocorre ansiedade.

    D) Sendo, uma ilusão, distorção sensoperceptiva de objeto real e concreto, uma alucinação é percepção anobjetal.

    E) Enquanto à Psicopatologia Fenomenológico-Descritiva interessa a análise dos fatores subconscientes determinantes do conteúdo de sintomas psíquicos, à Psicopatologia Dinâmica interessa descrever e classificar tais tipos de sintomas.

Sobre Ética em Psiquiatria, marque o CORRETO.

    A) O psiquiatra que trabalha em Instituição Pública de Saúde pode e deve fornecer a terceiros, não-familiares e não representantes legais, informação alusiva a paciente sob seus cuidados, considerando o Princípio da Transparência que deve reger os Serviços Públicos.

    B) Embora os Princípios da Bioética sejam três, respectivamente, a Autonomia, a Não-maleficência e a Justiça, o primeiro não se aplica ao portador de transtornos mentais, dada a sua condição de pessoa destituída de Razão e, por conseguinte, sem capacidade de escolha.

    C) É ético o psiquiatra participar de execução penal legalmente autorizada, nos países onde existe a pena de morte.

    D) O psiquiatra não pode e não deve, em nenhuma circunstância, fornecer informação confidencial sobre paciente sob seus cuidados, ainda que mediante determinação/intimação judicial.

    E) Não é conduta ética, ainda quando por conta de eventual imposição policial e sob pena de punição, participar, o psiquiatra, direta ou indiretamente, da aplicação de tortura.

Acerca da Psiquiatria Forense, assinale a alternativa CORRETA.

    A) Em Psiquiatria, a simulação, decorrente do desejo de obtenção de algum ganho ou benefício, é rara, assim como a dissimulação raramente ocorre por medo de internação, por exemplo.

    B) Em Psiquiatria Forense, simulação é o ato de negar voluntariamente a presença de sinais e/ou sintomas psicopatológicos reais, ao passo que dissimulação é a tentativa, por parte do paciente, de encenar, voluntariamente, um sintoma ou sofrimento psíquico de que realmente não padece.

    C) Em Psiquiatria Forense, dissimulação é o ato, por parte do paciente, de negar, voluntariamente, a existência de sintomas/doenças/transtornos realmente nele existentes, enquanto, por outro lado, simulação é a tentativa, de encenar, voluntariamente, um sintoma/doença/transtorno que de fato não apresenta.

    D) Avaliação de capacidade mental para adoção de menores; avaliação de capacidade mental para ato testamentário; avaliação da capacidade mental, de parte do paciente ou réu, quanto àquele discernir o certo do errado (elemento imprescindível na caracterização da imputabilidade ou inimputabilidade penais) são atividades ou funções proscritas à prática do psiquiatra-forense.

    E) Do ponto de vista psiquiátrico-forense e em conformidade com o Código Penal Brasileiro, em seu Artigo 26, uma pessoa que tenha mais de dezoito anos (posto que, após tal idade, ela sempre possui capacidade de pleno discernimento entre o certo e o errado) é imputável.

Sobre Psiquiatria Preventiva, assinale a alternativa CORRETA.

    A) No que concerne à Psiquiatria, a identificação precoce e o tratamento imediato, obrigatoriamente farmacológico, de um dado transtorno mental, notadamente nos transtornos ditos afetivos, são elementos alusivos à Prevenção Primária.

    B) Para prevenir-se transtornos mentais basta a suplência de necessidades biológicas e sociais.

    C) A prevenção secundária, em Psiquiatria, não envolve o diagnóstico nem o tratamento precoce dos transtornos mentais, mas apenas a sugestão ou a imposição de medidas relativas à boa alimentação, à adequada moradia e à educação em geral.

    D) Embora o objetivo da prevenção terciária seja reduzir a prevalência de defeitos psíquicos, isso não se aplica às incapacidades residuais dos transtornos mentais, de resto impossíveis de evitar e sempre presentes após transtornos mentais reativos a uma dada crise, como a reação de enlutamento, por exemplo.

    E) Diminuir a incidência, a prevalência e a incapacidade residual dos transtornos mentais são objetivos precípuos da prevenção, em sentido amplo, na Psiquiatria.

Acerca da Anamnese Psiquiátrica e Exame Mental, assinale a alternativa CORRETA.

    A) A observação detalhada do paciente, a entrevista psiquiátrica e o exame mental não são os principais instrumentos de conhecimento da psicopatologia.

    B) Em Psiquiatria Clínica a habilidade técnica do examinador fica evidenciada através das perguntas que faz, pelas perguntas que evita fazer e pela decisão de quando e como falar ou calar-se.

    C) Na prática da Psiquiatria Clínica, é comum recorrer-se a informações colhidas junto a familiares, isso se justificando pela dificuldade de coleta de dados clínicos junto ao próprio paciente e porque, não sendo portadores de transtornos mentais, parentes sempre apresentam informações corretas e objetivas.

    D) No exercício da Psiquiatria Clínica, considerando-se o sigilo profissional médico-paciente, deve-se evitar recorrer a informações prestadas por familiares, amigos ou conhecidos do portador de transtorno mental.

    E) É comum recorrer-se, no exercício da Psiquiatria Clínica, a informações prestadas por informantes ditos não privilegiados (familiares, amigos ou conhecidos do portador de transtorno mental), sobretudo considerando-se que, por não serem portadores de transtornos mentais, tais informantes sempre prestam informações destituídas de subjetivismos.

Sobre a Sindrome Serotonérgica (SS) e a Síndrome Neuroléptica Maligna (SNM), podemos afirmar:
I- A SS é de diagnostico puramente clínico e distingue-se da SNM pelo surgimento dos sintomas de maneira abrupta, em geral em 24 horas, enquanto a SNM se desenvolve em 3 a 7 dias. II- Na SNM uma evidente hiper-reatividade muscular caracterizada pela presença de tremores, hiperreflexia, mioclonias e clonias. Na SS se caracteriza por rigidez muscular excessiva e bradirreflexia. III- A Síndrome SS é uma condição potencialmente fatal associada ao aumento de atividade serotoninérgica no Sistema Nervoso Central.

    A) Apenas a alternativa I é correta.

    B) Apenas a alternativa II é correta.

    C) As alternativas III e II são corretas.

    D) As alternativas I e III são corretas.

    E) As alternativas I, II e III são corretas.

Indicação da Pimozida?

    A) Doença de Parkinson

    B) Síndrome Gilles de la Tourette

    C) Demência

    D) Coreia de Huntington

    E) Autismo

Sertralina é indicado no tratamento de algumas patologias, exceto:

    A) Transtorno de pânico

    B) TOC (transtorno Obsessivo compulsivo), em pacientes pediátricos acima de 02 anos

    C) TEPT (transtorno do estresse pós-traumático) d) Fobia Social

    D) Fobia Social

    E) Sintomas da síndrome da tensão pré-menstrual.

O carbonato de lítio pode sofrer interação adversa com outros medicamentos em alguns pacientes, exceto:

    A) Haloperidol

    B) Metronidazol

    C) Fluoxetina

    D) Carbamazepina

    E) Dexametasona

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...