Questões sobre Psicopatologia

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O diagnóstico diferencial entre transtorno factício, transtorno dissociativo e transtorno de personalidade antissocial pode representar um grande desafio para a prática psiquiátrica. A base para realizá-lo está nas diferenças entre os mecanismos de produção de sinais e / ou sintomas (consciente ou inconsciente) e a motivação para tal (que também pode ser consciente ou inconsciente).


Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta.

    A) O diagnóstico de transtorno factício deve ser excluído se forem identificados incentivos externos, o que pode ser problemático, pois assumir o papel de doente tende a promover modificações das responsabilidades do indivíduo.

    B) Nos transtornos dissociativos, o paciente desconhece as motivações relacionadas à produção dos sinais e / ou sintomas, porém a produção destes se dá de forma consciente.

    C) Nos pacientes com transtorno de personalidade antissocial, o ato de produzir sinais e / ou sintomas é consciente e voluntário, além de frequentemente instrumental, isto é, direcionado para um objetivo.

    D) A motivação para a produção intencional de sinais ou sintomas físicos e / ou psicológicos, no transtorno factício, provém de um desejo inconsciente de assumir o papel de doente.

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que podem se manifestar de forma isolada ou coexistir, sendo mais ou menos prevalentes em diferentes fases do ciclo vital.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais manifestações de acordo com as diferentes fases da vida de um indivíduo.

    A) Na Pré-Escola, a principal manifestação é a hiperatividade. A desatenção fica mais proeminente nos anos do Ensino Fundamental. Na adolescência, sinais de hiperatividade são menos comuns e, na vida adulta, a impulsividade pode ser a principal manifestação do problema.

    B) Na Pré-Escola, tanto a hiperatividade quanto a desatenção se mostram importantes. A impulsividade fica mais proeminente nos anos do Ensino Fundamental. Na adolescência, sinais de hiperatividade são menos comuns e, na vida adulta, a desatenção costuma ser a principal manifestação do problema.

    C) Na Pré-Escola, a principal manifestação é a desatenção. A hiperatividade fica mais proeminente nos anos do Ensino Fundamental. Na adolescência, sinais de hiperatividade são menos comuns e, na vida adulta, a impulsividade pode ser a principal manifestação do problema.

    D) Na Pré-Escola, a principal manifestação é a impulsividade. A desatenção fica mais proeminente nos anos do Ensino Fundamental. Na adolescência, sinais de hiperatividade são menos comuns e, na vida adulta, a hiperatividade costuma ser a principal manifestação do problema.

Sobre a virada maníaca, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Todas as classes de antidepressivos podem provocar virada maníaca quando usados para tratar um episódio depressivo em pacientes com transtorno bipolar. Existem referências, ainda, de que risperidona, buspirona e lamotrigina possam provocar viradas maníacas.

    B) Sinais como insônia e irritabilidade excessiva em paciente bipolar utilizando antidepressivo levantam a hipótese de virada maníaca.

    C) No tratamento da depressão bipolar, optar pela otimização dos estabilizadores e pelo uso da quetiapina, que se mostrou eficaz no tratamento agudo de sintomas depressivos e ansiosos no transtorno bipolar.

    D) Os antidepressivos que parecem apresentar menor risco de virada maníaca são a bupropiona, os IMAO e a paroxetina, entre os ISRS.

Sobre os Transtornos Neurocognitivos (TNCs) descritos no DSM-V, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) O déficit clínico primário desses transtornos está na função cognitiva, sendo que ocorre um declínio a partir de um nível de funcionamento prévio.

    B) No TNC, devido à lesão cerebral traumática, pode haver perturbação emocional (irritabilidade, ansiedade, oscilação afetiva), mudanças de personalidade (desinibição, apatia), perturbações físicas (cefaleia, tontura e maior tolerância aos medicamentos psicotrópicos) e sinais e sintomas neurológicos

    C) O delirium costuma estar associado à perturbação no sono-vigília e até 40% dos indivíduos com essa condição morrem dentro de um ano após o diagnóstico.

    D) Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Doença do príon e Infecção por HIV são entidades etiológicas subjacentes ao diagnóstico tanto de Transtorno Neurocognitivo Maior quanto de Transtorno Neurocognitivo Leve.

Sobre o Transtorno de Insônia, segundo o DSM-V, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) Os sintomas do critério A são dificuldade para iniciar o sono, dificuldade para manter o sono e despertar antes do horário habitual com incapacidade de retornar ao sono.

    B) Faz parte dos critérios diagnósticos uma frequência mínima das dificuldades relacionadas ao sono de três noites por semana durante pelo menos três meses.

    C) O Transtorno de Insônia pode coexistir durante o curso de outro transtorno mental ou condição médica.

    D) A dificuldade em conciliar o sono na hora de dormir é o sintoma mais comum de insônia, seguida pela dificuldade em manter o sono, enquanto a combinação dos dois sintomas é a apresentação geral mais comum.

Sobre os tratamentos de potencialização na depressão resistente, assinale a alternativa INCORRETA.

    A) A resposta com potencialização de lítio ocorre geralmente em doses baixas (600-1200 mg/d) com nível sérico menor (0,5-0,8 mEq/L).

    B) São preditores de boa resposta à potencialização com lítio: retardo psicomotor, baixos níveis séricos de cortisol, anorexia e perda de peso.

    C) O metilfenidato pode ser usado na potencialização dos antidepressivos uma vez que, por ser um estimulante, auxilia contra a anergia e o retardo psicomotor. Contudo, deve-se estar atento ao seu potencial risco de redução dos níveis séricos dos antidepressivos tricíclicos.

    D) A potencialização com T3 parece ser tão efetiva quanto a com lítio e com melhor tolerabilidade.

Sobre a Síndrome Neuroléptica Maligna, assinale a alternativa correta.

    A) É uma reação idiossincrática incomum, mas extremamente grave e exclusiva ao uso de antipsicóticos, em especial os típicos de alta potência.

    B) Exames laboratoriais evidenciando dano muscular (aumento de transaminases, desidrogenase láctica, CPK) são necessários para o diagnóstico.

    C) Caracteriza-se pela tétrade clássica: clônus espontâneo, febre, instabilidade autonômica e alteração do estado mental.

    D) O tratamento se baseia na manutenção das funções vitais. Pode-se usar medicações como dantrolene IV, bromocriptina e amantadina. A ECT também tem sido descrita como uma possibilidade terapêutica.

Quem sofre deste transtorno mental pode ser visto como sombrio, pessimista ou queixoso, quando na realidade está lidando com uma doença mental crônica. Esse transtorno pode não parecer tão intenso, mas prejudica os relacionamentos e dificulta as tarefas diárias. Uma de suas características mais conhecidas é o mau humor, por isso o diagnóstico pode ser demorado porque confunde-se como uma característica de personalidade. Este mau humor, no entanto, deve ser persistente e estender-se por mais de um ano, ocorrendo sem um motivo específico. Sintomas físicos: mudanças no apetite, alterações nos padrões de sono, baixa energia, problemas de concentração e memória. Sintomas emocionais: tristeza profunda ou desesperança crônica; baixa autoestima ou sentimentos de inadequação, irritabilidade ou impaciência e incapacidade de sentir alegria, mesmo em ocasiões felizes.
O conceito acima refere-se à(ao):
Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Transtorno afetivo bipolar.

    B) Distimia.

    C) Fobia específica.

    D) Fobia social.

    E) TAG (Transtorno de ansiedade generalizada).

Durante a avaliação das atitudes globais dos pacientes psiquiátricos, uma atitude gliscroide é descrita da seguinte forma:

    A) provoca, irrita, parece querer confronto.

    B) triste e desanimado de modo geral.

    C) discute ou briga com o entrevistador por se sentir ofendido ou prejudicado.

    D) difícil de encerrar a conversa, quer atenção na sua prolixidade.

    E) assustado, parece não entender nada do que está acontecendo na entrevista.

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