Questões sobre Psiquiatria Clínica

Lista completa de Questões sobre Psiquiatria Clínica para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre Nosologia/Nosografia em Psiquiatria, assinale a alternativa CORRETA.

    A) O Transtorno do Pânico requer diagnóstico diferencial com doenças endócrinas, cardiovasculares, pulmonares e neurológicas, dentre outras.

    B) Todo mundo experimenta ansiedade – uma sensação difusa, desagradável e vaga de apreensão, raramente acompanhada de sintomas neurovegetativos.

    C) A ansiedade, inclusive quando adaptativa, é sempre indicativa de transtorno mental a ser melhor investigado e farmacologicamente abordado.

    D) A mania é sintoma psiquiátrico típico e específico dos Transtornos Afetivos (Transtorno Bipolar I e II, Depressão Maior e Ciclotimia).

    E) Iniciar-se na juventude, instalar-se sem fatores precipitantes conhecidos, apresentar sintomas negativos e história familiar de transtornos do humor são fatores que conferem aos transtornos esquizofrênicos bom prognóstico.

Atos violentos praticados contra a mulher são formas particulares de violência, sobre as quais falam os autores no excerto abaixo. Leia o texto, fazendo a necessária hermenêutica e inferindo, de seu conteúdo, a única resposta a ser assinalada como CORRETA.
“O termo violência, de natureza polissêmica, é utilizado em muitos contextos sociais. Como exemplo, podemos pensar que o termo violência pode ser empregado tanto para um homicídio quanto para maus-tratos emocionais, verbais e psicológicos. Na esfera conjugal manifesta-se com frequência através dos maus-tratos; ao submeter a mulher a práticas sexuais contra a sua vontade; maus-tratos físicos, isolamento social; ao proibir o uso de meios de comunicação e o acesso aos cuidados de saúde; a intimidação. No ambiente profissional observa-se a presença de assédio moral. Aviolência foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 2002) como o 'uso intencional da força ou poder em uma forma de ameaça ou efetivamente, contra si mesmo, outra pessoa ou grupo ou comunidade, que ocasiona ou tem grandes probabilidades de ocasionar lesão, morte, dano psíquico, alterações do desenvolvimento ou privações'. A violência é uma questão social e, portanto, não é objeto próprio de nenhum setor específico. Segundo Minayo (2004), ela se torna um tema mais ligado à saúde por estar associada à qualidade de vida; pelas lesões físicas, psíquicas e morais que acarreta e pelas exigências de atenção e cuidados dos serviços médico-hospitalares e, também, pela concepção ampliada do conceito de saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde seria o completo bem – estar físico, mental, social e espiritual dos indivíduos.” (Lívia de Tartari e Sacramento; Manuel Morgado Rezende, “Violências: lembrando alguns conceitos”, in Aletheia n.24 Canoas dez. 2006). Fonte http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942006000300009)

    A) No ambiente profissional, uma das formas mais frequentes de violência contra a mulher decorre de assédio moral – matéria que escapa à esfera de abordagem psiquiátrica, uma vez sendo questão de interesse apenas para o Direito Trabalhista.

    B) Na esfera conjugal, a violência contra a mulher pode se manifestar sob a forma de maus tratos físicos ou psicológicos, submissão sexual, isolamento social, intimidação etc., sendo, todos esses fatores, passíveis de investigação em abordagem clínico-psiquiátrica de paciente com queixas orgânicas difusas e história de mau relacionamento marital.

    C) “Violência foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS, 2002) como o uso inintencional da força ou poder em uma forma de ameaça ou efetivamente, contra si mesmo, outra pessoa ou grupo ou comunidade, que ocasiona ou tem grandes probabilidades de ocasionar lesão, morte, dano psíquico, alterações do desenvolvimento ou privações”.

    D) A violência, v.g., doméstica, é tema transversal à saúde por estar associada à qualidade de vida e não por estar vinculada a uma concepção ampliada do conceito de saúde.

    E) Porque “Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher” não cabe ao psiquiatra, por conta de fatores éticos (notadamente quanto ao exposto no Artigo Primeiro do Capítulo III – Responsabilidade Profissional – do Código de Ética Médica do C.F.M.), imiscuir-se na vida conjugal de casal que vive “entre tapas e beijos”.

Em uma entrevista psiquiátrica, a depender da orientação epistemológica a que obedeça uma dada prática psiquiátrica, se calcada em um Modelo Bio-Médico ou em um Modelo baseado nos princípios de uma Medicina Humanizada, os dados coligidos são interpretados diferentemente. Sobre isso, assinale a única alternativa CORRETA.

    A) Religião, até porque a psiquiatria deve ser laica, no Prontuário de Atendimento, é apenas dado a ser coligido com finalidades estatísticas, vez que aspectos religiosos nunca interferem em práticas médicas.

    B) Para a psiquiatria, quer seja praticada em moldes bio-médicos, quer humanísticos, o nome do paciente é apenas um dado burocrático, devendo, o paciente, ser chamado obrigatoriamente pelo nome constante no Prontuário de Atendimento.

    C) No Prontuário de Atendimento, o endereço ou procedência é dado que apenas serve para eventual localização do paciente e/ou seus familiares, não se prestando a fornecer informações indiretas e/ou a priori sobre o status sócio-econômico familiar a que possam pertencer.

    D) Para uma psiquiatria de base bio-médica, sexo é dado biológico; para uma psiquiatria de base humanística, gênero é dado sóciocultural. Para a primeira, raça remete sobretudo à predição estatística de transtornos; para a segunda, raça é etnia e possibilidade de variação cultural dos costumes.

    E) Mais importante que o estabelecimento de um bom rapport entre entrevistador e entrevistado, o que mais interessa, em uma entrevista/anamnese psiquiátrica, é firmar, o mais rapidamente possível, o diagnóstico definitivo de um dado transtorno mental.

Sobre Psiquiatria Preventiva, assinale a alternativa CORRETA.

    A) No que concerne à Psiquiatria, a identificação precoce e o tratamento imediato, obrigatoriamente farmacológico, de um dado transtorno mental, notadamente nos transtornos ditos afetivos, são elementos alusivos à Prevenção Primária.

    B) Para prevenir-se transtornos mentais basta a suplência de necessidades biológicas e sociais.

    C) A prevenção secundária, em Psiquiatria, não envolve o diagnóstico nem o tratamento precoce dos transtornos mentais, mas apenas a sugestão ou a imposição de medidas relativas à boa alimentação, à adequada moradia e à educação em geral.

    D) Embora o objetivo da prevenção terciária seja reduzir a prevalência de defeitos psíquicos, isso não se aplica às incapacidades residuais dos transtornos mentais, de resto impossíveis de evitar e sempre presentes após transtornos mentais reativos a uma dada crise, como a reação de enlutamento, por exemplo.

    E) Diminuir a incidência, a prevalência e a incapacidade residual dos transtornos mentais são objetivos precípuos da prevenção, em sentido amplo, na Psiquiatria.

Acerca da Anamnese Psiquiátrica e Exame Mental, assinale a alternativa CORRETA.

    A) A observação detalhada do paciente, a entrevista psiquiátrica e o exame mental não são os principais instrumentos de conhecimento da psicopatologia.

    B) Em Psiquiatria Clínica a habilidade técnica do examinador fica evidenciada através das perguntas que faz, pelas perguntas que evita fazer e pela decisão de quando e como falar ou calar-se.

    C) Na prática da Psiquiatria Clínica, é comum recorrer-se a informações colhidas junto a familiares, isso se justificando pela dificuldade de coleta de dados clínicos junto ao próprio paciente e porque, não sendo portadores de transtornos mentais, parentes sempre apresentam informações corretas e objetivas.

    D) No exercício da Psiquiatria Clínica, considerando-se o sigilo profissional médico-paciente, deve-se evitar recorrer a informações prestadas por familiares, amigos ou conhecidos do portador de transtorno mental.

    E) É comum recorrer-se, no exercício da Psiquiatria Clínica, a informações prestadas por informantes ditos não privilegiados (familiares, amigos ou conhecidos do portador de transtorno mental), sobretudo considerando-se que, por não serem portadores de transtornos mentais, tais informantes sempre prestam informações destituídas de subjetivismos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...