Questões de Química da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Dentre os seguintes poluentes do ar, o que está mais diretamente relacionado à formação de chuva ácida é o

  • A.

    metano

  • B.

    monóxido de carbono.

  • C.

    diclorodiflúormetano.

  • D.

    isooctano.

  • E.

    dióxido de nitrogênio.

As questões de números 49 a 51 referem-se ao experimento descrito a seguir.

Supondo que a massa média do sólido resultante das massas obtidas por diferença (procedimento IV) por todos os grupos de alunos foi de 1,2 g e que o sólido formado seja totalmente insolúvel, conclui-se que essa média, em relação à massa prevista teoricamente, está portanto

                        

  • A.

    0,2 g acima.

  • B.

    0,4 g acima.

  • C.

    igual.

  • D.

    0,2 g abaixo.

  • E.

    0,4 g abaixo.

As questões de números 49 a 51 referem-se ao experimento descrito a seguir.

Considerando a temperatura de 25 graus Celsius, a solução de carbonato de sódio utilizada no experimento é

  • A.

    ácida e portanto tem pH maior do que 7,0.

  • B.

    ácida e portanto tem pH menor do que 7,0.

  • C.

    neutra e portanto tem pH igual a 7,0.

  • D.

    básica e portanto tem pH maior do que 7,0.

  • E.

    básica e portanto tem pH menor do que 7,0.

As questões de números 49 a 51 referem-se ao experimento descrito a seguir.

Considerando uma classe com 10 grupos de alunos, a massa de CaCl2.6H2O que o professor deve utilizar para preparar todo o volume necessário da solução de cloreto de cálcio é

                                                                                             

  • A.

    2,19 g

  • B.

    11,1 g

  • C.

    21,9 g

  • D.

    111 g

  • E.

    219 g

Um professor propôs a seus alunos que confeccionassem um cartaz ilustrativo sobre os usos das frações da destilação do petróleo. Um grupo de alunos fez o seguinte: desenhou um esquema de torre de fracionamento e selecionou as fotografias indicadas a seguir para ilustrá-lo:

Foto I − um avião a jato sendo abastecido de combustível;

Foto II − asfalto e piche sendo utilizados para pavimentar uma estrada;

Foto III − um botijão de gás doméstico;

Foto IV − uma lata de óleo lubrificante.

A ordem em que essas fotos devem ser coladas no cartaz, da região de maior temperatura (parte inferior da torre) para a de menor temperatura é

  • A.

    I, II, III e IV.

  • B.

    I, III, IV e II.

  • C.

    II, III, IV e I.

  • D.

    II, IV, I e III.

  • E.

    II, I, IV e III.

Suponha que os alunos de determinada série estejam iniciando seus estudos sobre o átomo e que tenham conhecimento sobre a teoria atômica de Dalton. Com isso, já podem explicar, no nível microscópico, diversos fatos experimentais como, por exemplo:

  • A.

    Soluções aquosas iônicas são boas condutoras de eletricidade."

  • B.

    Quando sal de cozinha cai em um queimador de fogão aceso, a chama fica amarela."

  • C.

    A emulsão de um filme fotográfico sofre transformação quando atingido pela luz."

  • D.

    "Minérios de urânio emitem espontaneamente radiações."

  • E.

    Nas transformações químicas há conservação de massa."

O gráfico abaixo expressa a variação no nível médio da concentração de dióxido de carbono na atmosfera em umSão, respectivamente, causa e conseqüência dessa variação período de 30 anos.

São, respectivamente, causa e consequência dessa variação

  • A.

    decomposição anaeróbica de material orgânico e destruição da camada de ozônio.

  • B.

    demanda energética associada à queima de combustíveis fósseis e aquecimento global.

  • C.

    demanda bioquímica de oxigênio e inversão térmica.

  • D.

    decomposição aeróbica de material inorgânico e aquecimento global.

  • E.

    demanda energética associada ao desflorestamento e destruição da camada de ozônio.

Quando observamos a fumaça liberada pelo bico de uma chaleira com água fervente, estamos vendo

  • A.

    o resultado de uma calefação.

  • B.

    vapor de água que está sendo liberado pelo bico da chaleira.

  • C.

    a passagem da água do estado líquido para o gasoso.

  • D.

    água líquida que acabou de condensar-se ao encontrar o ar mais frio.

  • E.

    uma transformação química.

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