Questões de Redação Oficial do ano 2020

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“A Redação Oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. A linguagem é burocrática; o código verbal é o mesmo, as palavras são as mesmas, mas a redação se reveste de certas formalidades que são peculiares ao meio”.


Com base no Manual de Atos Oficiais da UFMS, versão 2019, assinale a alternativa correta.

    A) Os atos oficiais devem ter clareza, ou seja, o texto deve transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras.

    B) A objetividade do texto no ato oficial consiste na impressão exata das palavras, visando a facilitar a compreensão da informação, evitando o supérfluo, a linguagem técnica.

    C) A concisão no texto oficial decorre do fato de que a emissora dos documentos é única, independente de quem seja o redator.

    D) Na redação oficial, há a interferência da individualidade de quem a elabora, logo, é válido conter impressões pessoais sobre determinado assunto.

    E) Na comunicação oficial, a polidez consiste no emprego de expressões respeitosas e tratamento apropriado àqueles com os quais nos relacionamos no trato administrativo.

“A Correspondência Oficial obedece a normas regedoras das comunicações escritas, internas ou externas das repartições públicas. Sua redação é, portanto, padronizada”, conforme o Manual de Atos Oficiais da UFMS, versão 2019.


Em relação aos ofícios, é correto afirmar que:

    A) devem ser identificados da seguinte maneira: I) nome do documento: tipo de expediente por extenso, com todas as letras maiúsculas; II) indicação de numeração: abreviatura da palavra “número”, padronizada como “Nº”; III) informações do documento: número, ano (com quatro dígitos) e siglas usuais do setor que expede o documento, da menor para a maior hierarquia, separados por barra (/); e IV) alinhamento à margem esquerda da página.

    B) na grafia do local e da data dos documentos, deve ser utilizada a sigla da Unidade da Federação depois do nome da cidade: Campo Grande-MS, 23 de março de 2019.

    C) o endereçamento no corpo do ofício deve conter o pronome de tratamento e o nome do agente público.

    D) no texto das comunicações, deve ser dada preferência ao uso das formas: Vimos, por intermédio do presente, informar / Temos a honra de / Temos o prazer de / Cumprenos informar que. Evite o emprego da forma direta no verbo.

    E) no fechamento das comunicações, dê preferência ao uso do termo “Respeitosamente”, inclusive para autoridades de mesma hierarquia do remetente.

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República (BRASIL, 2018, p.16-19.), a finalidade básica da redação oficial é comunicar-se com objetividade e com máxima clareza.
Sobre clareza, precisão, objetividade e concisão de todo texto oficial, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.
( ) Um texto conciso dispensa caracterizações, adjetivos, advérbios e subordinações excessivos. ( ) A objetividade do texto suprime a criatividade, as palavras e os detalhes fundamentais à sua compreensão. ( ) A ordem inversa das orações indica preciosismo da redação, requisito fundamental das comunicações públicas. ( ) Palavras e expressões em outro idioma são indispensáveis nos textos oficiais, que prezam pelo intercâmbio das comunicações.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é

    A) F, F, V, V.

    B) V, F, F, F.

    C) F, V, F, V.

    D) V, V, V, F.

Dentre as características da grafia de local e data de um documento, devem-se constar o nome da cidade onde foi expedido o material, seguido de vírgula, dia do mês, em numeração ordinal, se for o primeiro dia, e em numeração cardinal para os demais. Não se deve utilizar zero à esquerda do número que indica o dia; o nome do mês deve ser escrito com inicial minúscula; coloca-se ponto final depois da data; e o alinhamento do texto da data deve ser à margem direita da página.


Em relação à formatação do local e da data, associe corretamente o tipo de documento à sua respectiva posição.


TIPOS DE DOCUMENTO

1 - Mensagem

2 - Correio Eletrônico (E-mail)

3 - Exposição de Motivos (EM)


POSIÇÕES

( ) Posicionados no início do documento, alinhados à margem direita.

( ) Posicionados no final do documento, alinhados à margem direita.

( ) Desnecessários no corpo do texto, uma vez que o próprio sistema apresenta essa informação.


A sequência correta dessa associação é


    A) 1, 2, 3.

    B) 3, 2, 1.

    C) 3, 1, 2.

    D) 1, 3, 2.

Acerca da maneira pela qual o Poder Público redige as comunicações oficiais, preencha corretamente as lacunas do texto.
Apesar da ação administrativa ser exercida por intermédio de seus servidores, a _______________ demonstra que o interesse é estatal. Assim, as comunicações guardam entre si certa uniformidade, que obedece a regras, como a _______________ de tratamento. Esta diz respeito à civilidade da comunicação. Dentre os exemplos de uniformidade do texto, a digitação sem erros, o uso de papéis compatíveis para a redação final e a correta diagramação são indispensáveis para a _______________.
A sequência que preenche corretamente as lacunas é

    A) integração / proteção / inovação.

    B) inovação / pessoalidade / integração.

    C) pessoalidade / formalidade / planificação.

    D) impessoalidade / formalidade / padronização.

O e-mail é um recurso comunicacional amplamente utilizado, inclusive, no contexto da administração pública. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), o e-mail pode ser visto sob o ponto de vista de gênero textual (documento oficial), como endereço eletrônico (“gov.com”) e como um sistema de transmissão de mensagens eletrônicas.
Sobre as recomendações expressas nesse Manual acerca do uso do e-mail, no âmbito da redação oficial, é INCORRETO afirmar que

    A) o uso de ícones e emoticons não é indicado, tendo em vista se tratar de um texto profissional.

    B) a mensagem deve ser revisada com o mesmo cuidado utilizado nas revisões de outros documentos oficiais.

    C) as abreviações e os neologismos são bem-vindos uma vez que já são difundidos e usuais em conversas na internet.

    D) o uso do texto em caixa alta para destacar palavras ou expressões não deve ser utilizado por denotarem agressividade por parte do emissor.

Os servidores públicos produzem, cotidianamente, comunicações com objetivos diversos como estabelecer regras de conduta dos cidadãos, regular o funcionamento dos órgãos e instituições públicas ou mesmo para informar o público interno e externo por meio de expedientes oficiais.
Avalie as assertivas sobre os atributos necessários à redação oficial.
I – A clareza é um atributo fundamental, na medida em que é inconcebível que um texto oficial ou um ato normativo não seja compreendido pelos cidadãos por causa da forma como foi escrito e elaborado. II – A formalidade das comunicações refere-se ao uso do padrão culto da língua na sua produção, o que significa selecionar palavras rebuscadas e fazer uso de estilo literário para aumentar a qualidade do texto. III – A impessoalidade consiste na necessária isenção da interferência da individualidade de quem comunica, assim como deve prevalecer também o caráter impessoal do próprio assunto tratado nas comunicações. IV – A concisão refere-se à necessária economia de pensamento na elaboração das comunicações oficiais, o que consiste na redução do tamanho do texto mesmo que isso signifique a retirada de partes substanciais do texto.
Está correto apenas o que se afirma em

    A) I e II.

    B) I e III.

    C) II e IV.

    D) II, III e IV.

De acordo com a Lei 9.758, de 11 de abril de 2019, o único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião, é:

    A) Digníssimo.

    B) Doutor.

    C) Senhor.

    D) Vossa Senhoria.

    E) Vossa Excelência.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), a maneira pela qual o Poder Pu?blico redige comunicac?o?es oficiais e atos normativos é definida como:

    A) rigor literário.

    B) redac?a?o oficial.

    C)

    estilo acadêmico.



    D) estilo jornalístico.

    E) rebuscamento.

Supondo um ofício enviado pela Prefeitura Municipal de Coronel Freitas (PMCF), especificamente da Secretaria de Administração (SA), a outra Prefeitura de Santa Catarina, assinale a alternativa que corretamente apresenta a identificação desse documento.

    A) ofício n° 42/2020/SA/PMCF/SC

    B) ofício n° 42/2020/PMCF/SC/AS

    C) OFÍCIO N° 42/2020/SA/PMCF/SC

    D) OFÍCIO N° 42/2020/SA/SC/PMCF

    E) OFÍCIO N° 42/2020/SC/PMCF/SA

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