Questões sobre Manual de Redação da Presidência da República

Lista completa de Questões sobre Manual de Redação da Presidência da República para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, para se conseguir a impessoalidade (característica fundamental na comunicação oficial) é necessário:
I- Introduzir nos documentos oficiais juízos de valor a respeito do que está sendo comunicado, dependendo do assunto a ser tratado. II- Às vezes, ter um pouco de intimidade na comunicação, pois isso facilita o entendimento das pessoas menos escolarizadas. III- Não fazer uso da comunicação oficial com finalidade particular, pois esse tipo de comunicação é feita exclusivamente em nome do serviço público. IV- Obedecer às regras formais e de padronização textual, tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico como para as impressas.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

    A) III e IV.

    B) I, II e IV.

    C) III.

    D) II e IV.

    E) I.

Segundo o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, para se conseguir a impessoalidade (característica fundamental na comunicação oficial) é necessário:
I- Introduzir nos documentos oficiais juízos de valor a respeito do que está sendo comunicado, dependendo do assunto a ser tratado. II- Às vezes, ter um pouco de intimidade na comunicação, pois isso facilita o entendimento das pessoas menos escolarizadas. III- Não fazer uso da comunicação oficial com finalidade particular, pois esse tipo de comunicação é feita exclusivamente em nome do serviço público. IV- Obedecer às regras formais e de padronização textual, tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico como para as impressas.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

    A) III e IV.

    B) I, II e IV.

    C) III.

    D) II e IV.

    E) I.

De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, a utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública.


Sobre e-mail, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

    B) Como endereço eletrônico utilizado pelos servidores públicos, o e-mail deve ser oficial, utilizando-se a extensão “.gov.br”, por exemplo.

    C) Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.

    D) Nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para que o e-mail tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

    E) Assegurado por lei específica, é dado ao ente público impor a aceitação de documento eletrônico que não atenda os parâmetros da ICP-Brasil.

O Manual de Redação da Presidência da República esclarece que o fecho das comunicações oficiais objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário. Além disso, estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial:


a) Para autoridades de hierarquia superior à do remetente, inclusive o Presidente da República.

b) Para autoridades de mesma hierarquia, de hierarquia inferior ou demais casos.


O fecho correto para as duas situações mencionadas respectivamente é:

    A) Cordialmente – Atenciosamente.

    B) Atenciosamente – Cordialmente.

    C) Respeitosamente – Cordialmente.

    D) Atenciosamente – Respeitosamente.

    E) Respeitosamente – Atenciosamente.

Na Redação oficial, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018) em vigor, pode-se afirmar que:

    A) O uso de Digníssimo e Ilustríssimo é obrigatório para qualquer tipo de correspondência oficial.

    B) O pronome de tratamento é invariável em documentos oficiais, mantendo-se um mesmo padrão estabelecido em todos órgãos públicos.

    C) Sendo o destinatário da correspondência oficial um particular, no vocativo, pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular.

    D) Na correspondência oficial, o tratamento aplicado deverá ser sempre o de Vossa Senhoria para qualquer tipo de destinatário, considerando-se a formalidade exigida.

    E) O tratamento mediante as formas Vossa Magnificência, Vossa Santidade, Vossa Eminência / Vossa Eminência Reverendíssima e Vossa Excelência Reverendíssima foi mantido.

Leia as proposições sobre a linguagem dos documentos oficiais recomendada pelo Manual de Redação da Presidência da República, e, em seguida responda o que se pede.


I- Saber usar a linguagem oficial no ambiente formal do trabalho é muito importante, pois algum erro na formação da frase poderá levar a interpretações equivocadas pelos interlocutores.

II- Alinguagem dos documentos oficiais difere das demais pelos critérios de formalidade e de rigor próprios desse gênero de texto.

III- Com o objetivo de facilitar a comunicação, dependendo do grau de formalidade entre emissor e receptor, pode-se usar uma variante mais informal da linguagem.

IV- Sendo a publicidade, a impessoalidade e a eficiência princípios fundamentais de toda administração pública, essas devem igualmente nortear a elaboração dos atos e das comunicações oficiais.


É CORRETO o que se afirma apenas em:

    A) I, II e IV.

    B) II e IV.

    C) I, II e III.

    D) IV.

    E) II, III e IV.

Conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência da República (2018), a clareza e a precisão são algumas das características que estão presentes na redação oficial. Para que haja a devida “clareza” em comunicações oficiais, estão corretas as características apresentadas nas alternativas a seguir, EXCETO:

    A) Utilização de palavras e expressões simples

    B) Utilização de frases curtas e bem estruturadas.

    C) Uniformidade do tempo verbal em todo o texto

    D) Utilização de regionalismos, assim como neologismos

    E) Explicitação do significado da sigla na primeira referência a ela

De acordo com o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, a utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. Sobre e-mail, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.

    B) Como endereço eletrônico utilizado pelos servidores públicos, o e-mail deve ser oficial, utilizando-se a extensão “.gov.br”, por exemplo.

    C) Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.

    D) Nos termos da Medida Provisória nº 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, para que o e-mail tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, segundo os parâmetros de integridade, autenticidade e validade jurídica da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

    E) Assegurado por lei específica, é dado ao ente público impor a aceitação de documento eletrônico que não atenda os parâmetros da ICP-Brasil.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018) são atributos da Redação Oficial, EXCETO:

    A) objetividade e concisão

    B) clareza e precisão

    C) coesão e coerência

    D) pessoalidade

    E) formalidade e padronização

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, o formato do papel a ser usado para o padrão ofício é o modelo:

    A) Carta.

    B) A3.

    C) B3.

    D) A4.

    E) Ofício (qualquer modelo).

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...