Questões sobre Geral

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Considerando que, no ambiente organizacional, é muito comum o surgimento de conflitos nas relações humanas, julgue os itens a seguir.

I Diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto dificultam o consenso, o que torna a discordância um fator negativo para as interações humanas.

II Os conflitos, sejam eles de proporções grandes ou pequenas, atingem apenas as pessoas envolvidas na relação, sem causar prejuízos ao clima organizacional e ao desempenho da equipe.

III A atitude de admitir que cada indivíduo tem o direito de se manifestar de acordo com a sua personalidade ajuda na construção de relações positivas, evitando ou atenuando, dessa forma, conflitos no relacionamento interpessoal.

IV O crescimento da dimensão de um conflito na interação é uma conseqüência e não uma causa. Assim, é correto afirmar que o motivo desse crescimento está na incapacidade de lidar adequadamente com o conflito desde o início.

 Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

Atualmente, a maior parte dos trabalhos e das atividades são realizados em grupos, com expressiva relação de dependência entre seus membros. É necessário, então, que as pessoas se integrem perfeitamente e que as relações sejam de cooperação e não de competição, e que a cultura seja de solidariedade. A partir dessas informações, assinale a opção incorreta acerca das relações humanas.

  • A.

    Relações humanas harmoniosas caracterizam-se pelo respeito entre as pessoas.

  • B.

    O fortalecimento das relações humanas em um grupo está diretamente associado à aceitação de críticas e à disposição para modificar atitudes inadequadas por parte de seus membros.

  • C.

    A diversidade dos grupos sociais, compostos de indivíduos com reações, interesses e expectativas diversificados, é elemento facilitador do convívio.

  • D.

    Para um relacionamento humano ser proveitoso é essencial a troca de experiências.

Julgue os próximos itens referentes às relações humanas.

I A comunicação tem grande importância nos relacionamentos humanos. Muitos problemas de relacionamento têm origem em falhas de comunicação.

II As relações humanas se caracterizam por uma atitude de respeito, compreensão e valorização do ser humano.

III A inteligência emocional está relacionada a habilidades como motivar a si mesmo, controlar impulsos negativos e saber lidar com conflitos interpessoais.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    0

  • B.

    1

  • C.

    2

  • D.

    3

Cooperação é uma forma de interação que é altamente desejável no convívio das pessoas, pois fortalece a união dos grupos sociais. Entre os elementos que compõem a cooperação, não se inclui

  • A.

    o entendimento.

  • B.

    o auxílio mútuo.

  • C.

    a oposição.

  • D.

    a ação conjunta.

Texto para as questões 37 e 38

       José é assistente cultural da FCPTN e pertence à equipe de manutenção e conservação de equipamentos. Nessa equipe, alguns empregados são atenciosos, enquanto outros, embora atendam bem, se descontrolam em alguns momentos. José se destaca pela rispidez com que trata os colegas e demais pessoas e, por isso, tem sido rejeitado por todos.

       Paulo, chefe do setor de José, conduziu a equipe a aceitar, de boa vontade, a realização de uma dinâmica de grupo na qual o relacionamento da equipe foi discutido. Após a realização do encontro, os empregados conscientizaram-se das próprias falhas e propuseram-se a corrigi-las, buscando uma forma de ajudar José a vencer o mau humor e a rispidez.

Com relação à situação hipotética apresentada no texto, é correto afirmar que a liderança exercida por Paulo diante de sua equipe é do tipo

  • A.

    autocrática.

  • B.

    democrática.

  • C.

    paternalista.

  • D.

    instável.

Texto para as questões 37 e 38

       José é assistente cultural da FCPTN e pertence à equipe de manutenção e conservação de equipamentos. Nessa equipe, alguns empregados são atenciosos, enquanto outros, embora atendam bem, se descontrolam em alguns momentos. José se destaca pela rispidez com que trata os colegas e demais pessoas e, por isso, tem sido rejeitado por todos.

       Paulo, chefe do setor de José, conduziu a equipe a aceitar, de boa vontade, a realização de uma dinâmica de grupo na qual o relacionamento da equipe foi discutido. Após a realização do encontro, os empregados conscientizaram-se das próprias falhas e propuseram-se a corrigi-las, buscando uma forma de ajudar José a vencer o mau humor e a rispidez.

Com relação à situação hipotética descrita no texto e considerando os princípios fundamentais das relações humanas, assinale a opção correta.

  • A.

    José mantém um relacionamento com as pessoas que pode ser caracterizado como de relações humanas afortunadas.

  • B.

    Do ponto de vista das relações humanas, é aceitável socialmente que todos rejeitem José, devido ao seu comportamento inadequado.

  • C.

    Mesmo que José nada faça para melhorar sua convivência com o grupo, o esforço dos outros será suficiente para melhorar o relacionamento.

  • D.

    É correto concluir que, em decorrência da dinâmica realizada no setor, houve mudança de atitude que pode contribuir para fortalecer as relações humanas no grupo.

No que se refere ao trabalho em equipe — uma forma especial de organização que visa, principalmente, a ajuda mútua entre profissionais de uma mesma empresa ou instituição —, assinale a opção correta.

  • A.

    No trabalho em equipe, ocorre valorização de cada indivíduo, permitindo que todos façam parte de uma mesma ação, reconhecendo que a coordenação e a especialização do líder são determinantes nas relações humanas, pois motivam o grupo a buscar de forma coesa os objetivos traçados.

  • B.

    O trabalho em equipe possibilita dar e receber, por parte de cada um de seus membros, reconhecimento e sentimento de importância. Isso faz que o líder trabalhe mais facilmente para alcançar os objetivos do trabalho, o qual depende, exclusivamente, da satisfação psicológica do indivíduo e das relações humanas.

  • C.

    Um conjunto de pessoas trabalhando em equipe com coesão revela características que passam despercebidas individualmente, como criatividade, participação, visão de futuro, questionamento de posições e colocações e senso crítico. Tudo isso contribui para a motivação do trabalhador.

  • D.

    A necessidade de desenvolvimento do trabalho em equipe passa por diversos fatores de importância para a evolução do líder, como a definição de prioridades, o ajuste de metas, otimismo e o estar aberto a mudanças. Todas essas qualidades significam sucesso nas relações pessoais e propiciam a realização de tarefas conjuntas.

       Mário, funcionário de uma repartição pública, tem dificuldades para explicar a um cliente inquieto que não é ele quem faz as leis do país ou as normas da repartição, que não dispõe da informação desejada, ou, ainda, que não sabe porque o seu sistema de computador não lhe dá acesso à função buscada pelo cliente. A situação de Mário é extremamente incômoda, pois os valores organizacionais do tipo "o cliente sempre tem razão" ou "o funcionário é a imagem da empresa" não deixam impune qualquer tentativa de desabafo. As relações sociais de tensão e de conflito com o público transformam Mário em uma espécie de "pára-raios afetivo", destinado a captar as descargas emocionais do cliente.

Considerando que as habilidades sociais de trabalho necessárias a Mário referem-se a saber resolver problemas, tomar decisões e mediar conflitos, na situação acima apresentada, Mário deve

  • A.

    escolher uma alternativa para a tomada de decisão diante de um eventual descontrole emocional do cliente.

  • B.

    denominar e definir o problema, considerando tratar-se de um descontrole emocional do cliente.

  • C.

    fazer um levantamento de alternativas para tratar o descontrole emocional do cliente.

  • D.

    fazer uma avaliação de cada alternativa para defender-se do descontrole emocional do cliente.

Em relação ao trabalho em equipe, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O trabalho em equipe ocorre quando duas ou mais pessoas simplesmente trabalham em conjunto.

  • B.

    O trabalho em equipe está relacionado com uma distribuição inteligente de tarefas.

  • C.

    O termo trabalho em equipe implica a realização de tarefas bem definidas.

  • D.

    O termo trabalho em equipe refere-se à realização de um trabalho em fases, dentro de um procedimento completo.

Distinguir pensamentos, emoções e reações é um instrumento importante para avaliar a inteligência pessoal de um indivíduo e permitir que ele tenha uma consciência desenvolvida e eficaz de si mesmo.

Considerando os pensamentos como processos cognitivos, as emoções como resultados psicológicos e as reações como respostas físicas, analise o seguinte fato.

Você acaba de assumir um novo trabalho e um de seus colegas está querendo deixá-lo mal perante o chefe. O que você faria?

1. Se sentiria muito incomodado pela atitude de seu colega.

2. Procuraria o chefe para uma conversa em particular.

3. Se questionaria se representa uma ameaça para ele.

As opções de respostas, 1, 2 e 3, são respectivamente caracterizadas como

  • A.

    pensamento, emoção e reação.

  • B.

    pensamento, reação e emoção.

  • C.

    emoção, pensamento e reação.

  • D.

    emoção, reação e pensamento.

  • E.

    reação, pensamento e emoção.

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