Questões de Relações Humanas da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Relações Humanas da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca do relacionamento com os usuários dos serviços públicos, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Não saber se relacionar com os usuários pode causar conflitos difíceis de serem sanados.

  • B.

    Uma atitude de indiferença para com os usuários, muitas vezes, faz com que eles fiquem insatisfeitos com o serviço prestado e também com o próprio órgão público.

  • C.

    Ao lidar com um usuário agressivo, que discute por qualquer motivo, deve-se interrompê-lo e impor respeito.

  • D.

    O servidor público deve agir, na sua relação com os usuários, com cortesia e boa vontade.

Julgue os itens abaixo, que tratam de relações humanas.

I Um dos comportamentos que caracterizam falhas nas relações humanas é falar mais do que ouvir, sem dar ao outro muita oportunidade de se expressar.

II Falar mal de pessoas ausentes é hábito normal que não afeta o relacionamento no local de trabalho.

III As diferenças entre as pessoas, no modo de agir e de pensar, somente dificultam as relações.

IV As relações interpessoais, ou seja, a maneira como as pessoas se relacionam, afetam a satisfação dessas pessoas consigo mesmas e com o trabalho.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

No que se refere ao trabalho em equipe — uma forma especial de organização que visa, principalmente, a ajuda mútua entre profissionais de uma mesma empresa ou instituição —, assinale a opção correta.

  • A.

    No trabalho em equipe, ocorre valorização de cada indivíduo, permitindo que todos façam parte de uma mesma ação, reconhecendo que a coordenação e a especialização do líder são determinantes nas relações humanas, pois motivam o grupo a buscar de forma coesa os objetivos traçados.

  • B.

    O trabalho em equipe possibilita dar e receber, por parte de cada um de seus membros, reconhecimento e sentimento de importância. Isso faz que o líder trabalhe mais facilmente para alcançar os objetivos do trabalho, o qual depende, exclusivamente, da satisfação psicológica do indivíduo e das relações humanas.

  • C.

    Um conjunto de pessoas trabalhando em equipe com coesão revela características que passam despercebidas individualmente, como criatividade, participação, visão de futuro, questionamento de posições e colocações e senso crítico. Tudo isso contribui para a motivação do trabalhador.

  • D.

    A necessidade de desenvolvimento do trabalho em equipe passa por diversos fatores de importância para a evolução do líder, como a definição de prioridades, o ajuste de metas, otimismo e o estar aberto a mudanças. Todas essas qualidades significam sucesso nas relações pessoais e propiciam a realização de tarefas conjuntas.

       Mário, funcionário de uma repartição pública, tem dificuldades para explicar a um cliente inquieto que não é ele quem faz as leis do país ou as normas da repartição, que não dispõe da informação desejada, ou, ainda, que não sabe porque o seu sistema de computador não lhe dá acesso à função buscada pelo cliente. A situação de Mário é extremamente incômoda, pois os valores organizacionais do tipo "o cliente sempre tem razão" ou "o funcionário é a imagem da empresa" não deixam impune qualquer tentativa de desabafo. As relações sociais de tensão e de conflito com o público transformam Mário em uma espécie de "pára-raios afetivo", destinado a captar as descargas emocionais do cliente.

Considerando que as habilidades sociais de trabalho necessárias a Mário referem-se a saber resolver problemas, tomar decisões e mediar conflitos, na situação acima apresentada, Mário deve

  • A.

    escolher uma alternativa para a tomada de decisão diante de um eventual descontrole emocional do cliente.

  • B.

    denominar e definir o problema, considerando tratar-se de um descontrole emocional do cliente.

  • C.

    fazer um levantamento de alternativas para tratar o descontrole emocional do cliente.

  • D.

    fazer uma avaliação de cada alternativa para defender-se do descontrole emocional do cliente.

Em relação ao trabalho em equipe, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O trabalho em equipe ocorre quando duas ou mais pessoas simplesmente trabalham em conjunto.

  • B.

    O trabalho em equipe está relacionado com uma distribuição inteligente de tarefas.

  • C.

    O termo trabalho em equipe implica a realização de tarefas bem definidas.

  • D.

    O termo trabalho em equipe refere-se à realização de um trabalho em fases, dentro de um procedimento completo.

A organização X atua com a fabricação de calçados infantis. Dado o aumento da incidência de acidentes ocorridos pelas mangas compridas das blusas que ficavam presas na engrenagem, a gerência de produção decidiu que os setores produtivos deveriam utilizar, como uniforme, blusas de manga curta. Os empregados sentiram-se pouco valorizados pela mudança e exigiram que todos, mesmo de níveis hierárquicos superiores, utilizassem blusas de mangas curtas ao ter acesso aos setores produtivos. Instalou-se o conflito.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O conflito, no contexto apresentado, é influenciado pela diferenciação estrutural, ou seja, a verticalização criada pelos níveis hierárquicos, que originou problemas de integração em que os empregados não aceitaram as diferenciações nos uniformes impostas pelos superiores, vistas pelos operários como fator de desvalorização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A organização X atua com a fabricação de calçados infantis. Dado o aumento da incidência de acidentes ocorridos pelas mangas compridas das blusas que ficavam presas na engrenagem, a gerência de produção decidiu que os setores produtivos deveriam utilizar, como uniforme, blusas de manga curta. Os empregados sentiram-se pouco valorizados pela mudança e exigiram que todos, mesmo de níveis hierárquicos superiores, utilizassem blusas de mangas curtas ao ter acesso aos setores produtivos. Instalou-se o conflito.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Nesse caso, é preciso colocar em prática a estratégia de colaboração em que cada uma das partes abre mão de alguma coisa de valor, uma vez que a alta administração e os operários em face do conflito estão quase que com o mesmo poder, ocorrendo uma solução temporária para uma questão complexa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pressionada pelos acionistas, que reclamavam por maior lucro, a direção de uma determinada organização resolveu reduzir os benefícios espontâneos oferecidos aos seus empregados, impactando na motivação e no nível de qualidade dos produtos e serviços por eles desenvolvidos. Como forma de repúdio às decisões tomadas pela direção, os empregados insatisfeitos entraram em greve.

Com relação à situação hipotética acima descrita e aos conflitos gerados, julgue os próximos itens.

A imposição da direção da organização em satisfazer as suas necessidades às custas dos empregados gerou o conflito, apesar de ter servido como solução rápida sobre questões importantes para os acionistas. Nesse caso, manter o conflito pode gerar rupturas, fato que prejudica o desempenho da empresa, porém, afastar-se do conflito ou ocultá-lo, enquanto os ânimos estão exaltados, conserva as relações harmoniosas, e isso significa colocar as necessidades dos outros acima das da organização, o que corresponde à estratégia de resolução de conflitos denominada acomodação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pressionada pelos acionistas, que reclamavam por maior lucro, a direção de uma determinada organização resolveu reduzir os benefícios espontâneos oferecidos aos seus empregados, impactando na motivação e no nível de qualidade dos produtos e serviços por eles desenvolvidos. Como forma de repúdio às decisões tomadas pela direção, os empregados insatisfeitos entraram em greve.

Com relação à situação hipotética acima descrita e aos conflitos gerados, julgue os próximos itens.

A estratégia para a solução do conflito supõe em primeiro lugar o conhecimento do cenário onde se desenvolverá o conflito. Ao desenvolver a sua força com base na capacidade de redução dos benefícios oferecidos, a organização age de forma adequada ao trabalhar desprezando as forças e fraquezas do adversário, desequilibrando-o e fazendo-o ceder em suas pretensões.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pressionada pelos acionistas, que reclamavam por maior lucro, a direção de uma determinada organização resolveu reduzir os benefícios espontâneos oferecidos aos seus empregados, impactando na motivação e no nível de qualidade dos produtos e serviços por eles desenvolvidos. Como forma de repúdio às decisões tomadas pela direção, os empregados insatisfeitos entraram em greve.

Com relação à situação hipotética acima descrita e aos conflitos gerados, julgue os próximos itens.

Nesse conflito, os empregados estão agindo de modo a obter apoio da opinião pública, que, tendo conhecimento da estratégia da organização para obtenção de lucro, poderia repudiar a organização e seus produtos, fato que prejudicaria a formação futura dos lucros.

  • C. Certo
  • E. Errado
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