Questões de Saúde Pública do ano 2021

Lista completa de Questões de Saúde Pública do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Definimos epizootia como:

    A) Qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo.

    B) Acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais.

    C) Situação que pode constituir potencial ameaça à saúde pública, como a ocorrência de surto ou epidemia, doença ou agravo de causa desconhecida, alteração, no padrão clínicoepidemiológico das doenças conhecidas.

    D) Doença ou morte de animal ou de grupo de animais que possa apresentar riscos à saúde pública.

    E) Enfermidade ou estado clínico, independente de origem ou fonte, que represente ou possa representar um dano significativo para os seres humanos.

Schistosoma mansoni é o vetor da doença denominada:

    A) Calazar.

    B) Leishmaniose tegumentar.

    C) Esquistossomose.

    D) Doença de Chagas.

    E) Lyme.

São atribuições específicas do Agente de Controle de Epidemias com relação ao combate da Dengue, exceto:

    A) Vistoriar e tratar com aplicação de larvicida, caso seja necessário, os pontos estratégicos.

    B) Vistoriar e tratar com aplicação de larvicida/biolarvicida, quando necessário, os criadouros de mosquitos.

    C) Atuar, junto aos domicílios, informando aos seus moradores sobre a doença – seus sintomas e riscos – e o agente transmissor e medidas de prevenção.

    D) Elaborar e/ou executar estratégias para o encaminhamento/resolução das pendências.

    E) Capacitar membros da equipe quanto à prevenção, ao manejo do tratamento, às ações de vigilância epidemiológica e ao controle da dengue.

Para prevenir e controlar a dengue, a única maneira é impedir que o mosquito prolifere-se, interrompendo seu ciclo de reprodução, ou seja, impedindo que os ovos sejam depositados, em locais com água limpa e parada. Considere a alternativa que descreve medidas preventivas da Dengue, no interior dos imóveis:

    A) Limpar as calhas e lajes das casas. Se houver piscina, lembrar de que a água deve estar sempre tratada.

    B) Guardar garrafas vazias de boca para baixo.

    C) Eliminar a água acumulada em plantas, como bambus, bananeiras, bromélias, gravatás, babosa, espada de São Jorge, dentre outras.

    D) Não deixar qualquer depósito de água sem estar bem fechado (ex.: potes, tambores, filtros, tanques, caixas d’água e outros). Qualquer fresta, neste tipo de depósito, é suficiente para a fêmea conseguir colocar os ovos e iniciar um novo ciclo.

    E) Manter o lixo tampado e seco até seu recolhimento para destinação adequada.

Sobre a transmissão da dengue, analise:


( ) A fêmea do aedes aegypti costuma picar as pessoas durante a noite, para viabilizar a maturação dos ovos, durante o dia;

( ) Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem em fontes de água ou alimento;

( ) O período de transmissibilidade da doença compreende dois ciclos: um intrínseco, que ocorre no vetor, e outro extrínseco, que ocorre no ser humano.


Sabendo que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

    A) V – V – F.

    B) V – F – F.

    C) F – V – F.

    D) F – V – V.

    E) F – F – F.

No seu ciclo de vida, o aedes apresenta quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. Sobre o mosquito adulto, considere a alternativa correta:

    A) Vive, em média, de 10 a 15 dias. A sua fêmea põe ovos de 4 a 6 vezes, durante sua vida, e, em cada vez, cerca de 1000 ovos, em locais com água limpa e parada.

    B) Vive, em média, de 10 a 15 dias. A sua fêmea põe ovos de 2 a 3 vezes, durante sua vida e, em cada vez, cerca de 100 ovos, em locais com água limpa e parada.

    C) Vive, em média, de 30 a 35 dias. A sua fêmea põe ovos de 10 a 12 vezes, durante sua vida e, em cada vez, cerca de 500 ovos, em locais com água limpa e parada.

    D) Vive, em média, de 30 a 35 dias. A sua fêmea põe ovos de 1 a 2 vezes, durante sua vida e, em cada vez, cerca de 1000 ovos, em locais com água limpa e parada.

    E) Vive, em média, de 30 a 35 dias. A sua fêmea põe ovos de 4 a 6 vezes, durante sua vida e, em cada vez, cerca de 100 ovos, em locais com água limpa e parada.

A Febre pelo vírus chikungunya é um arbovírus. Arbovírus são aqueles vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente mosquitos, mas também podem ser carrapatos ou outros. O transmissor (vetor) do chikungunya é o mosquito aedes aegypti, que precisa de água parada para proliferar, portanto, o período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região. Sobre a febre pelo vírus chikungunya é correto afirmar que:

    A) Não é doença de notificação compulsória.

    B) É doença de notificação compulsória semanal.

    C) É doença de notificação compulsória imediata, somente à Secretaria Municipal de Saúde.

    D) É doença de notificação compulsória imediata, somente às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

    E) É doença de notificação compulsória imediata ao Ministério da Saúde às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

A Leishmaniose Visceral (LV) é uma doença causada por um protozoário da espécie Leishmania chagasi. O ciclo evolutivo apresenta duas formas: amastigota, que é, obrigatoriamente, parasita intracelular em mamíferos, e promastigota, presente no tubo digestivo do inseto transmissor. Considere a alternativa que aponte o inseto transmissor da Leishmaniose:

    A) Triatoma infestans.

    B) Amblyomma cajennense.

    C) Phlebotominae.

    D) Culex quinquefasciatus.

    E) Yersinia pestis.

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Com relação à Malária, considere a alternativa incorreta:

    A) Toda pessoa pode contrair a malária.

    B) É da maior importância que todos os profissionais de saúde envolvidos no tratamento da malária, desde o ACS até o médico, orientem os pacientes, adequadamente, e com uma linguagem compreensível.

    C) No Brasil, a maioria dos casos de malária concentra-se na região Amazônica, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

    D) A malária é uma doença contagiosa. Uma pessoa doente é capaz de transmitir a doença, diretamente, para outra pessoa.

    E) A malária não é previsível por vacina, por isso, medidas de controle do vetor e proteção individual são os melhores métodos de prevenção.

O SUS obedece a três princípios doutrinários, a universalidade, a integralidade e a equidade. Tais princípios conferem legitimidade ao SUS. Observe o enunciado: “Seu objetivo é diminuir as desigualdades. As pessoas tem direito aos serviços, porém elas não são iguais e possuem necessidades distintas. Tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.” A qual princípio do SUS se refere a afirmação:

    A) Universalização.

    B) Equidade.

    C) Integralidade.

    D) Nenhumas das alternativas está correta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...