Questões sobre Meio Ambiente e Saúde Pública

Lista completa de Questões sobre Meio Ambiente e Saúde Pública para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação ao papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no acompanhamento de pacientes portadores do HIV, assinale a alternativa CORRETA.

    A) O ACS deverá realizar uma escuta desqualificada.

    B) O ACS deve orientar e articular juntamente com a sua Equipe de Saúde da Família os cuidados em saúde direcionados aos indivíduos portadores do HIV, como o acompanhamento sistemático pela Equipe de Saúde da Família, Núcleo de Saúde da Família e ambulatório especializado.

    C) O ACS juntamente com a sua equipe tem como desafio acolher estes indivíduos, direcionado um cuidado humanizado e livre de preconceitos e discriminação.

    D) É importante destacar que a privacidade é um direito do paciente portador do vírus HIV, porém a comunicação ao ACS é obrigatória.

Em relação ao enfrentamento da tuberculose (TB), os agentes comunitários de saúde, devem, EXCETO:

    A) Manter seu território informado sobre a doença, trabalhando com parceiros para seu controle e redução de estigma e preconceito que afetam as pessoas com TB.

    B) Realizar a busca ativa dos pacientes que comparecerem ao serviço de saúde quando agendados.

    C) Acompanhar a situação vacinal das crianças do território e encaminhar à Unidade Básica de Saúde aquelas menores de 5 anos que não tenham registro da BCG no cartão ou não tenham cicatriz vacinal do braço direito.

    D) Orientar e encaminhar os contatos ao serviço de saúde para avaliação clínica e possível diagnóstico e tratamento.

As doenças transmissíveis são causadas por parasitos como bactérias, protozoários, helmintos, espiroquetas, fungos e vírus. Sobre estas doenças, leia atentamente as questões a seguir: I. A imunidade é o principal meio de defesa do homem contra as doenças transmissíveis. Os parasitos provocam doença pela debilidade de nosso organismo, ou de seus meios de defesa; ou pela excessiva quantidade ou virulência dos agentes invasores. II. A disenteria bacilar humana ocorre quando o protozoário é ingerido através de algum alimento contaminado. Ele fica no intestino grosso, de onde come (fagocita) o nosso alimento digerido, e também pode ocorrer de comer parte da parede intestinal, podendo atingir a corrente sanguínea e depois, ir para o cérebro e coração. III. Ancilostomose é uma doença causada por 3 tipos de vermes que se instalam no sistema digestivo e se alimentam do sangue do infectado, gerando muitas vezes anemia e infecções dentro do organismo, deixando a pessoa com feridas no intestino e aspecto amarelado. IV. A cólera é transmitida pela ingestão da água, alimentos, peixes, frutos do mar e animais de águadoce contaminados por fezes ou vômito de indivíduo portador da doença, sem o devido tratamento.
A sequência de afirmativas corretas é:

    A) Apenas as alternativas III e IV estão corretas.

    B) Apenas as alternativas I, III e IV estão corretas.

    C) Apenas as alternativas II e III estão corretas.

    D) Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.

As atividades de interesse à saúde e meio ambiente, executadas para garantir a promoção, proteção e prevenção da saúde, têm por objetivo:

    A) assegurar condições adequadas de qualidade na produção, comercialização e consumo de bens de interesse à saúde, cabendo ao ministério do trabalho a fiscalização dos serviços de interesse à saúde.

    B) promover a melhoria da qualidade do meio ambiente, nele excluído o do trabalho, garantindo condições de saúde, segurança e bem-estar público.

    C) assegurar condições adequadas na promoção e atendimento de saúde, cabendo aos ministérios da Educação, do Trabalho e da Habitação as questões a eles atinentes quanto à preservação da saúde.

    D) promover ações visando ao controle de doenças, agravos ou fatores de risco de interesse à saúde.

Sabemos que a Atenção Básica tem o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde individual e das coletividades. Desta forma, a Atenção Básica:

    A) Tem alta complexidade e baixa densidade tecnológica.

    B) Tem alta densidade tecnológica e alta complexidade.

    C) Tem baixa densidade tecnológica e baixa complexidade.

    D) Tem alta densidade tecnológica e baixa complexidade.

Quantas equipes de saúde da família são necessárias para atender a um município de 40.000 habitantes?

    A) 5

    B) 10

    C) 15

    D) 20

Sobre as Doenças transmissíveis, seus sintomas, cuidados e tratamento, marque a alternativa INCORRETA:

    A) Não existe tratamento para hanseníase, o que pode ser feito são tratamentos alternativos, mas que não levam a cura da doença.

    B) A eritromicina é o antimicrobiano de escolha para o tratamento da coqueluche, visto ser mais eficiente e menos tóxico.

    C) A presença de placas pseudomembranosas branco-acinzentadas, aderentes, que se instalam nas amígdalas e invadem estruturas vizinhas, é a manifestação clínica típica da Difteria.

    D) A medida terapêutica na difteria é a administração do soro antidiftérico (SAD), que deve ser feito em unidade hospitalar e cuja finalidade é inativar a toxina circulante o mais rapidamente possível.

Sobre as Doenças transmissíveis, seus vetores e vias de transmissão, marque a alternativa CORRETA:

    A) O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza bacteriana, grave, transmissível e extremamente contagiosa.

    B) A rubéola é transmitida através de contato com as secreções nasofaríngeas de pessoas infectadas.

    C) A coqueluche é uma doença de natureza viral, infecciosa aguda, transmissível, que compromete especificamente o aparelho respiratório (traqueia e brônquios) e se caracteriza por paroxismos de tosse seca.

    D) A influenza ou gripe é uma infecção bacteriana aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global.

De acordo com o Guia do ACS do Ministério da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria. O termo tuberculose origina-se do fato de a doença causar lesões chamadas tubérculos. Ela atinge os pulmões, podendo também se localizar em outros órgãos. A busca ativa de portadores de tuberculose é feita por meio da identificação de sintomáticos respiratórios, que deverão ser encaminhadas à Unidade de Saúde para realização da baciloscopia. É considerado sintomático respiratório o indivíduo:

    A) Com tosse expectorante, febril e emagrecido.

    B) Com cansaço ao realizar atividades diárias comuns, como varrer a casa ou subir escadas.

    C) Portador de tosse com produção de catarro há pelo menos três semanas.

    D) Portador de histórico de trabalho em funilarias, tinturarias e locais aglomerados.

    E) Emagrecido, com dificuldade respiratória e sinais típicos de infecção pulmonar.

Trabalhar com território implica processo de coleta e sistematização de dados demográficos, socioeconômicos, político-culturais, epidemiológicos e sanitários, identificados por meio do cadastramento, que devem ser interpretados e atualizados, periodicamente, pela equipe. São exemplos de dados socioeconômicos levantados pelos ACS:

    A) Número de pessoas por sexo, faixa etária, número de nascimentos.

    B) Número de cômodos da casa, renda familiar.

    C) Número de pessoas diabéticas, número de acamados.

    D) Quantidade de pessoas que fazem uso de anti-hipertensivos, número de crianças menores de 10 anos.

    E) Quantidade de domicílios com água encanada, quantidade de domicílios com acesso à rede elétrica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...