Questões sobre Terapia Ocupacional nas Áreas de Traumato-Ortopedia, Reumatologia, Cardiopulmonar, Neurologia e Neonatologia

Lista completa de Questões sobre Terapia Ocupacional nas Áreas de Traumato-Ortopedia, Reumatologia, Cardiopulmonar, Neurologia e Neonatologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um estudante de faculdade de 20 anos de idade sofreu um traumatismo cranioencefálico (TCE) em acidente com veículo motorizado. Antes do acidente, a família o descrevia como sério e trabalhador, com nota média oito durante os dois primeiros anos do curso. O jovem também trabalhava como frentista em um posto de gasolina, durante 16 horas por semana. Frequentava a casa de alguns amigos, e seus interesses de lazer incluem futebol, violão e séries televisionadas. A tomografia computadorizada seriada revelou lesões difusas de axônios, edema e hemorragia intraparenquimatosa temporoparietal posterior. Durante a primeira semana do TCE, foi introduzida uma sonda de alimentação e realizada traqueostomia. A terapia ocupacional e a fisioterapia foram iniciadas na segunda semana após a lesão, com prescrição médica de amplitude de movimento, posicionamento e estimulação sensorial. O paciente não falava e nem seguia conscientemente comandos. Parecia acompanhar, de forma não consciente, objetos com o olho esquerdo. Sua pontuação total inicial no Western Neuro Sensory Simulation Profile foi de 23, e acreditava-se que ele estivesse desempenhando no nível Rancho II a III, tornando-se crescentemente receptivo a estímulos específicos. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Nesse caso, um dos objetivos da terapia ocupacional é manter o paciente acordado durante duas sessões de 30 minutos ao dia, demonstrando respostas sensoriais específicas à estimulação visual e à auditiva em 100% das vezes.

O acidente vascular encefálico – AVE –, conhecido popularmente como derrame, é uma síndrome clínica neurológica complexa causada por lesão cerebral. Ocorre uma lesão vascular que causa dano ao tecido cerebral, interrompendo o fluxo sanguíneo, o que limita o suprimento para as células circunjacentes, induzindo à morte ou ao infarto do tecido cerebral. É correto afirmar que

    A) as intervenções do terapeuta ocupacional abrangem procedimentos que irão visar à recuperação de funções sensório-motoras, posicionamento, facilidades para a comunicação e prevenção de dor, além de orientação e/ou prescrição e aplicação de adaptações que favoreçam o desempenho em diversas atividades.

    B) o Índice de Barthel é um instrumento de avaliação de AIVD que visa a identificar o grau independência funcional na realização do cuidar de outros, educar crianças, gerenciar a comunicação, do gerenciamento financeiro, do gerenciamento e da manutenção da saúde e do estabelecimento e gerenciamento do lar.

    C) o Wolf Motor Function Test – WMFT – é um instrumento que foi desenvolvido para avaliar as alterações funcionais no membro inferior afetado em pacientes com AVE subagudo ou crônico grave.

    D) a Medida Canadense de Desempenho Ocupacional – COPM – é um instrumento individualizado produzido para ser utilizado por profissionais da área da reabilitação a fim de detectar mudança no desempenho em atividades de vida diária, produtividade e lazer. A principal limitação do instrumento é não levar em consideração a percepção do paciente em relação a suas áreas de desempenho ocupacional.

Sobre o acidente vascular encefálico (AVE), que, nos dias atuais, é uma das causas mais comuns de disfunção neurológica que ocorrem na população adulta, é correto afirmar o seguinte:

    A) a atuação do terapeuta ocupacional junto ao paciente não é indicada no período de internação hospitalar, sendo priorizada no domicílio, ou em caráter ambulatorial, assim que houver manutenção do quadro clínico do paciente. O terapeuta ocupacional deve capacitar-se para auxiliar este paciente segundo suas necessidades nos diferentes aspectos da sua reabilitação.

    B) elencar os instrumentos de avaliação que contemplem os déficits motores advindos do AVE no adulto é uma ação complexa, uma vez que dois ou três sobreviventes de um AVE podem apresentar alterações e déficits funcionais extremamente diferentes. As avaliações que podem ser aplicadas à população adulta sobrevivente de AVE mais conhecidas e utilizadas no Brasil são a Home Observation for Measurement of the Environment Scale – HOME – e o Índice de Barthel.

    C) a Medida de Independência Funcional (MIF), um instrumento de avaliação amplamente utilizado para mensurar a capacidade funcional em adultos acometidos por AVE, foi desenvolvida na Europa e permite avaliar de maneira qualitativa a capacidade funcional em tarefas motoras.

    D) a Avaliação de FuglMeyer (EFM), um instrumento quantitativo introduzido e desenvolvido em 1975, é indicado para avaliar a atividade sensório-motora de membros superiores e inferiores, buscando identificar a atividade seletiva e padrões sinérgicos de pacientes que sofreram AVE.

As lesões traumáticas da mão podem ocasionar sequelas motoras e/ou sensitivas, afetando as atividades funcionais e laborativas. As mãos são importantes fontes de contato com o meio externo e essenciais na expressão da individualidade. Os altos índices de violência urbana e acidentes de trânsito, bem como atividades domésticas, de lazer ou esporte são fatores que levam a lesões da mão (FONSECA et al., 2005). É correto afirmar o seguinte:

    A) nas lesões de mão surgem o edema, que pode ser tratado através do posicionamento correto do membro; técnicas como massagem retrógrada para drenagem linfática; banho de contraste; crioterapia, incluindo a bolsa e a massagem com gelo; enfaixamento compressivo; e evitando-se a movimentação precoce.

    B) dor é um problema comum na reabilitação. São usados, para o alívio da dor, o banho de contraste e a crioterapia, incluindo a massagem com gelo, a massagem manual relaxante, além da massagem elétrica com massageadores elétricos. Deve-se evitar a termoterapia com compressas quentes e o banho de imersão.

    C) após lesões nervosas, é comum ocorrerem disestesia e hipersensibilidade, que são respostas exacerbadas à estimulação dolorosa ou sensorial, sendo de extrema importância o início da dessensibilização precoce, especialmente em casos de ferida aberta ou infecção na área afetada.

    D) É recomendada a reabilitação precoce para prevenção de contraturas e deformidades e da atrofia muscular, por meio dos exercícios isométricos e isotônicos, para ganho de movimento articular e fortalecimento muscular, que poderão ser realizados de forma ativa, passiva, ativo-assistida e resistida, a fim de que se promova ganho da amplitude de movimento e aumento da força muscular.

Na intervenção junto ao paciente com disfunções reumatológicas, a avaliação visa à obtenção de dados referentes ao estado físico, emocional e social do paciente, assim como ao impacto da doença sobre suas AVD, e fornece dados objetivos sobre o desempenho ocupacional do paciente que permitam o acompanhamento de sua evolução ao longo do tratamento. Sobre os Instrumentos padronizados para a avaliação funcional do paciente com disfunção reumatológica, é correto afirmar o seguinte:

    A) o Purdue Pegboard Test – PPT – mensura o nível de funcionalidade baseado na dificuldade relatada pelo paciente para o desempenho de atividades em oito domínios, entre eles: alcance, autocuidado, mobilidade e preensões de objetos.]

    B) o Sequential Occupational Dexterity Assessment – Soda – mensura o nível de impacto funcional decorrente do comprometimento do membro superior para a realização de atividade de vida diária referente a autocuidado, mobilidade, manutenção do lar e recreação. Tem módulos opcionais específicos para avaliar o comprometimento de atividades laborais e a prática de esporte e atividades musicais.

    C) a Health Assessment Questionaire – HAQ – avalia o desempenho do paciente em doze tarefas, executadas uni e bilateralmente, como escrever, manusear objetos e peças do vestuário e higiene das mãos.

    D) o Sequential Occupational Dexterity Assessment – SODA – é uma avaliação composta por doze tarefas do cotidiano: copiar uma frase, pegar um envelope, pegar uma moeda, segurar o fone no ouvido, desenroscar a tampa de um tubo, espremer pasta na escova de dente, manusear talheres, abotoar uma camisa, abrir a tampa de uma garrafa térmica, despejar água num copo, lavar as mãos e enxugar as mãos.

A artrite reumatoide (AR) é uma doença sistêmica, autoimune, caracterizada pelo acometimento de articulações periféricas, sobretudo dos pés e das mãos. É correto afirmar o seguinte:

    A) intervenções voltadas para a educação e o autogerenciamento da artrite reumatoide (AR) pelo paciente aumentam a adesão e a eficácia da abordagem precoce. A utilização de tratamento medicamentoso só é recomendada no estágio em que o tratamento de reabilitação não consegue retardar o aparecimento de novos sintomas, reduzir incapacidades, minimizar sequelas e reduzir o impacto dos sintomas sobre a funcionalidade do paciente.

    B) como membro da equipe de saúde, o terapeuta ocupacional objetiva a melhoria e manutenção da capacidade funcional do paciente, prevenir o agravamento de deformidades, auxiliar o processo de compreensão e enfrentamento da doença, fornecer meios para as atividades necessárias para o engajamento do indivíduo em ocupações significativas, favorecer sua autonomia e independência em atividades de autocuidado, laborais, educacionais, sociais e de lazer.

    C) sobre a desorientação espacial, comum em pessoas em estágio inicial da AR, o uso da tecnologia (cinto vibratório e Global Position System - GPS) permite aos pacientes realizarem com independência os trajetos estipulados, ao reduzir a demanda cognitiva durante a mobilidade no ambiente hospitalar ou em um simulador de direção veicular, respectivamente.

    D) para reduzir os episódios de quedas, comuns em pacientes com AR, terapeutas ocupacionais em ação interdisciplinar utilizam algumas estratégias de intervenção: o treino físico para equilíbrio e força, a orientação para cuidadores sobre os fatores que podem levar a quedas, e, por fim, a organização do ambiente domiciliar.


A sequela mais comum decorrente do Acidente Vascular Encefálico (AVE) é a hemiplegia, a falta de orientação quanto ao posicionamento no leito pode acarretar perdas significativas na evolução e na recuperação do quadro da lesão. É correto afirmar que

    A) o paciente não deve ser posicionado deitado sobre o lado afetado, evitando-se, assim, que deite sobre o ombro, e evitando-se, sucessivamente, seu deslocamento.

    B) quando deitado sobre o lado afetado, o braço hemiplégico deve estar flexionado, acompanhando o contorno do corpo, desde a altura do ombro.

    C) quando deitado sobre o lado afetado, a perna hemiplégica deve estar com leve extensão de joelho.

    D) quando deitado sobre o lado afetado, deve utilizar apoio (travesseiro) para a perna não afetada, que deve estar com leve flexão de quadril e joelho.

A mensuração da força muscular é fundamental para a avaliação funcional dos indivíduos, sendo utilizada na prática clínica com diversos objetivos, dentre eles o diagnóstico funcional para avaliação da melhora ou piora ao longo do tempo, e como medida preditiva ou prognóstica para a ocorrência de quedas e de limitações na realização de atividades de vida diária. É correto afirmar o seguinte:

    A) o Teste Muscular Manual (TMM) é o método mais utilizado na clínica para a mensuração da força muscular, por ser de fácil e rápida execução. Apresenta como desvantagens o alto custo para a utilização na clínica, sendo necessária a aquisição de um equipamento exclusivamente para a mensuração da força muscular.

    B) o Teste Muscular Manual (TMM) é um instrumento objetivo, sistemático, que, por apresentar escores mensuráveis e de graduação fixa, tem grande confiabilidade. Especificamente, as suas graduações mais elevadas têm demonstrado altas habilidades de discriminação de indivíduos com variações importantes da força muscular, mostrando uma mensuração adequada da força.

    C) um equipamento que também pode ser utilizado na clínica para mensurar a força muscular é o dinamômetro portátil, instrumento que fornece mensurações objetivas, válidas, precisas e sensíveis da força muscular com procedimentos similares aos adotados pelo TMM. Entretanto, quando comparado ao TMM, o dinamômetro portátil tem a vantagem do baixo custo da/para a utilização na clínica.

    D) um método alternativo para a mensuração da força muscular no contexto clínico é o Teste do Esfigmomanômetro Modificado (TEM), uma vez que reúne as vantagens do TMM e do dinamômetro portátil, sem apresentar as suas principais desvantagens. O TEM envolve a utilização do esfigmomanômetro aneroide, um equipamento de baixo custo, portátil, facilmente encontrado e comumente adquirido pelos profissionais da área da saúde para mensuração da pressão arterial.

Julgue o próximo item, relativo aos aspectos clínicos das doenças cardiovasculares e à intervenção da terapia ocupacional.


Considerando-se a classificação funcional, paciente cardíaco de classe I é aquele que, em repouso, é assintomático, mas apresenta sintomas leves como fadiga, palpitação, dispneia ou angina ao praticar atividades físicas normais.


Julgue o próximo item, relativo aos aspectos clínicos das doenças cardiovasculares e à intervenção da terapia ocupacional.


Dislipidemia, obesidade, tabagismo e diabetes melito (DM) são fatores de risco não modificáveis para doenças cardiovasculares.


Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...