Questões sobre Geral

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Um dos principais desafios das cidades, em qualquer lugar no mundo, é a organização do sistema de transporte. O direito de ir e vir de todos os cidadãos nem sempre é respeitado. A maioria das políticas de desenvolvimento, e os próprios investimentos nacionais e regionais, ainda está voltada à boa circulação dos automóveis particulares e veículos de carga. Somente casos isolados mostram tentativas de priorizar o transporte coletivo no Brasil, buscando democratizar a mobilidade e a acessibilidade urbanas de forma planejada.

Tendo o texto acima como referencia inicial, julgue os próximos itens.

Os sistemas multimodais de transporte público visam substituir o transporte individual, fornecendo um serviço integrado e confiável, de maneira que o viajante possa dispensar o carro em todo o seu percurso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos principais desafios das cidades, em qualquer lugar no mundo, é a organização do sistema de transporte. O direito de ir e vir de todos os cidadãos nem sempre é respeitado. A maioria das políticas de desenvolvimento, e os próprios investimentos nacionais e regionais, ainda está voltada à boa circulação dos automóveis particulares e veículos de carga. Somente casos isolados mostram tentativas de priorizar o transporte coletivo no Brasil, buscando democratizar a mobilidade e a acessibilidade urbanas de forma planejada.

Tendo o texto acima como referencia inicial, julgue os próximos itens.

Quanto ao número de passageiros, a capacidade dos veículos de transporte coletivo é calculada multiplicando-se o valor da área livre disponível pelo número máximo de passageiros por metro quadrado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos principais desafios das cidades, em qualquer lugar no mundo, é a organização do sistema de transporte. O direito de ir e vir de todos os cidadãos nem sempre é respeitado. A maioria das políticas de desenvolvimento, e os próprios investimentos nacionais e regionais, ainda está voltada à boa circulação dos automóveis particulares e veículos de carga. Somente casos isolados mostram tentativas de priorizar o transporte coletivo no Brasil, buscando democratizar a mobilidade e a acessibilidade urbanas de forma planejada.

Tendo o texto acima como referencia inicial, julgue os próximos itens.

Os ônibus elétricos (trólebus) são movidos a bateria elétrica.

  • C. Certo
  • E. Errado

É sabido que a logística de suprimentos e o transporte de cargas no Brasil não são regulamentados, principalmente, sob o ponto de vista econômico. Porém, em 2007, foi criada a Lei n.º 11.442, que estabelece, entre outros assuntos, a obrigatoriedade de obtenção do registro nacional de transportadores de cargas (RNTRC), junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para o transporte rodoviário de cargas por conta de terceiros e mediante remuneração. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Apenas o setor público precisa contratar transportadores com o RNTRC, para o transporte de produtos da saúde.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos principais desafios das cidades, em qualquer lugar no mundo, é a organização do sistema de transporte. O direito de ir e vir de todos os cidadãos nem sempre é respeitado. A maioria das políticas de desenvolvimento, e os próprios investimentos nacionais e regionais, ainda está voltada à boa circulação dos automóveis particulares e veículos de carga. Somente casos isolados mostram tentativas de priorizar o transporte coletivo no Brasil, buscando democratizar a mobilidade e a acessibilidade urbanas de forma planejada.

Tendo o texto acima como referencia inicial, julgue os próximos itens.

O ônibus contratado é uma modalidade de transporte público coletivo, estando, portanto, sujeito à concessão.

  • C. Certo
  • E. Errado

É sabido que a logística de suprimentos e o transporte de cargas no Brasil não são regulamentados, principalmente, sob o ponto de vista econômico. Porém, em 2007, foi criada a Lei n.º 11.442, que estabelece, entre outros assuntos, a obrigatoriedade de obtenção do registro nacional de transportadores de cargas (RNTRC), junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para o transporte rodoviário de cargas por conta de terceiros e mediante remuneração. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Um laboratório ou órgão governamental que contrata terceiro para distribuir seus medicamentos, mediante remuneração, deverá procurar um transportador autônomo, uma empresa de transporte rodoviário de cargas ou uma cooperativa de transporte rodoviário de cargas que possua RNTRC.

  • C. Certo
  • E. Errado

É sabido que a logística de suprimentos e o transporte de cargas no Brasil não são regulamentados, principalmente, sob o ponto de vista econômico. Porém, em 2007, foi criada a Lei n.º 11.442, que estabelece, entre outros assuntos, a obrigatoriedade de obtenção do registro nacional de transportadores de cargas (RNTRC), junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para o transporte rodoviário de cargas por conta de terceiros e mediante remuneração. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

No Brasil, o transporte de medicamentos e a logística de suprimentos somente podem ser realizados por transportador que possua o RNTRC.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os tratores de esteira empurram veículos moto-escavo-transportadores, como os mostrados na figura acima. Depois de empurrar um desses veículos, um trator aguarda, em média, em cada hora de trabalho, o tempo acumulado de 6 minutos até a chegada de outro moto-escavo-transportador, quando então executa nova operação. A partir dessas informações acerca dos tratores de esteira, julgue os itens subseqüentes.

Por trabalharem a céu aberto, as pessoas envolvidas nesta etapa da obra estão dispensadas de usar equipamentos individuais de segurança. Porém, a empresa deve disponibilizar banheiros, que podem ser do tipo químico, aos trabalhadores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os tratores de esteira empurram veículos moto-escavo-transportadores, como os mostrados na figura acima. Depois de empurrar um desses veículos, um trator aguarda, em média, em cada hora de trabalho, o tempo acumulado de 6 minutos até a chegada de outro moto-escavo-transportador, quando então executa nova operação. A partir dessas informações acerca dos tratores de esteira, julgue os itens subseqüentes.

O custo unitário do metro cúbico de material escavado, carregado, transportado e distribuído na terraplenagem é a soma dos custos produtivos e improdutivos da equipe mecânica, acrescidos da parcela proporcional do custo do encarregado e dos ajudantes, bem como do valor do BDI da obra, dividido pela produção horária da equipe.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os tratores de esteira empurram veículos moto-escavo-transportadores, como os mostrados na figura acima. Depois de empurrar um desses veículos, um trator aguarda, em média, em cada hora de trabalho, o tempo acumulado de 6 minutos até a chegada de outro moto-escavo-transportador, quando então executa nova operação. A partir dessas informações acerca dos tratores de esteira, julgue os itens subseqüentes.

O custo horário dessa equipe mecânica é a soma dos custos horários produtivos e improdutivos de cada um dos tratores de esteira e dos moto-escavo-transportadores.

  • C. Certo
  • E. Errado
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