Questão número 14356

Sobre a reabilitação profissional no Brasil, marque a alternativa CORRETA.

  • A. A prática da reabilitação já ocorria nos CAPs e IAPs desde 1943, mas só se tornou uma obrigação legal em 1967 no Instituto Nacional da Previdência Social (INPS).
  • B. Tal prática era moldada por uma tendência hospitalocêntrica. ou seja, os serviços ficavam centralizados em vários locais.
  • C. Foram implantados os Núcleos de Reabilitação Profissional (NRPs)3 que disponibilizavam todos os recursos terapêuticos no interior do próprio serviço, com estrutura, equipamentos e equipes multiprofissionais.
  • D. Foram criados, também os Centros de Reabilitação Profissional (CRPs), unidades menores que referenciavam os casos mais complexos para os Centros.
  • E. A compreensão na década de 1990 de que a RP não era um benefício da Previdência Social e sim um cuidado à saúde, de acordo com Takahashi e Igutti (2008), deve-se ao contexto vivenciado por vários países, inclusive o Brasil, no final do século XX, que apontava para a necessidade de se adotarem medidas políticas e econômicas neoliberais como uma forma de enfrentamento à crise do Capitalismo.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...