
  
  
                                 No período "Na prática, as secretarias de educação  procuram e possuem muito menos informação sobre  seus professores do que precisam ou do que poderiam  ter" (linhas 37-39), o autor estruturou de forma  coordenada os dois primeiros verbos e relacionou-os  ao mesmo complemento, "muito menos informação  sobre seus professores do que precisam ou do que  poderiam ter", produzindo uma distorção de sentido.  Para desfazer essa distorção, mas sem alterar o  sentido original do texto, a redação do período deveria  ser:
						
						-                              A.                                                  Na prática, as secretarias de educação procuram muito  mais informações sobre os professores, porque  possuem muito menos informação sobre eles do que  precisam ou do que poderiam ter.
 -                              B.                                                  Na prática, as secretarias de educação procuram  abastecer-se de informações sobre os professores em  quantidade maior do que precisam ou poderiam ter,  mas possuem muito pouca informação.
 -                              C.                                                  Na prática, as secretarias de educação, à medida que  procuram informações sobre seus professores,  chegam a possuir muito menos do que precisam ou do  que poderiam ter sobre eles.
 -                              D.                                                  Na prática, as secretarias de educação procuram obter  informações sobre seus professores, porque as têm  em muito menor quantidade do que precisam ou do  que poderiam ter.
 -                              E.                                                  Na prática, as secretarias de educação pouco se  preocupam em obter informações sobre seus  professores, decorrendo daí o fato de as possuir em  quantidade muito menor do que precisam ou do que  poderiam ter.