Questões de Língua Portuguesa da Fundação Euclides da Cunha (FEC)

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A locução em caixa alta no período "Ele jamais vira amplitude de maré SUPERIOR A 1,4 metro na Baía de Guanabara" (8º parágrafo), para que possa ser mantido o sentido original, NÃO pode ser substituída por:

  • A.

    além de;

  • B.

    mais alta que;

  • C.

    acima de;

  • D.

    aquém de;

  • E.

    mais elevada que.

Das alterações feitas na redação do trecho "Na praia, é difícil alguém ter percebido" (7º parágrafo), aquela que contém erro gramatical é:

  • A.

    Na praia, é difícil que alguém possa ter percebido.

  • B.

    Na praia, é difícil alguém haver percebido.

  • C.

    Na praia, era difícil que alguém houvesse percebido.

  • D.

    Na praia, era difícil que alguém tivesse percebido.

  • E.

    Na praia, é difícil que alguém aja percebido.

A conjunção em caixa alta no trecho "A mudança de maré era tão rápida QUE era possível ver a água descendo" (9º parágrafo) relaciona oração subordinada com sentido de:

  • A.

    conseqüência;

  • B.

    causa;

  • C.

    modo;

  • D.

    tempo;

  • E.

    condição.

A palavra em caixa alta no trecho "registrou anomalia SEMELHANTE" (4º parágrafo) é antônima de:

  • A.

    similar;

  • B.

    afim;

  • C.

    equivalente;

  • D.

    distinta;

  • E.

    parecida.

A palavra em caixa alta no trecho "registraram variações ATÍPICAS de até 30 centímetros na maré" (1º parágrafo) é sinônima de:

  • A.

    audaciosas;

  • B.

    potentes;

  • C.

    perceptíveis;

  • D.

    corriqueiras

  • E.

    incomuns

A forma verbal em caixa alta na oração "Ele jamais VIRA amplitude de maré superior a 1,4 metro na Baía de Guanabara" (8º parágrafo) pode ser substituída, sem alteração de sentido e do tempo verbal, por:

  • A.

    tem visto;

  • B.

    tivesse visto;

  • C.

    viu;

  • D.

    viera;

  • E.

    tinha visto.

. Passando-se para a voz ativa o verbo da oração "na hora em que os reflexos das tsunamis começaram a ser sentidos pela Marinha" (8º parágrafo), o trecho terá a seguinte redação:

  • A.

    na hora em que os reflexos das tsunamis pela Marinha começaram a ser sentidos.

  • B.

    na hora em que a Marinha começou a sentir os reflexos das tsunamis.

  • C.

    na hora em que se começaram a sentir os reflexos das tsunamis.

  • D.

    na hora em que se começaram a sentir os reflexos das tsunamis pela Marinha.

  • E.

    na hora em que pela Marinha os reflexos das tsunamis começaram a ser sentidos.

Das alterações feitas na redação do trecho "era possível ver a água descendo" (9º parágrafo), aquela que está gramaticalmente INCORRETA é:

  • A.

    era possível ver que a água descia;

  • B.

    ver a água descendo era possível;

  • C.

    era possível vir-se a água que descia;

  • D.

    era possível que se visse a água descendo;

  • E.

    ver que a água descia era possível.

As duas vírgulas empregadas no trecho "o engenheiro Cezar Bartz, morador do veleiro Prowler, viu uma variação de aproximadamente 1,6 metro" (8º período) são obrigatórias, pois separam um constituinte em função de:

  • A.

    aposto;

  • B.

    vocativo;

  • C.

    adjunto adverbial;

  • D.

    adjunto adnominal;

  • E.

    objeto direto.

Para falar como o velhinho, quando ele diz “pouco me importando que o mundo concorde ou não” (linhas 62-63), é preciso usar corretamente os pronomes pessoais. Nos itens abaixo se verifica um erro no emprego do pronome sublinhado na fala:

  • A. Eu sei que estou agindo como burro, mas já me arrependi, porque não consigo contentar o mundo.
  • B. Rapazes - disse o velhinho - não se espantem com a cena que estão vendo.
  • C. Quando fomos comprar a mulinha, não se demos o trabalho de ver se estava ferrada.
  • D. Meu filho, você sabe que para eu vender a mulhinha é preciso que ela esteja bem tratada.
  • E. Ficou claro para mim que é impossível agradar todo o mundo.
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