
  
  
                                 Na redação do texto foi utilizado por diversas vezes  o sinal de pontuação dois-pontos. Pode-se dizer que a  utilização do sinal de dois-pontos no trecho "Mas esse  não é o problema maior: o maior problema continua a  ser o de gastar mal os poucos recursos." (linhas 5-7)  foi feita com valor idêntico ao da utilização no trecho:
						
						-                              A.                                                  "O modelo e a analogia vêm do mercado de carros  usados: o desejo de comprar um carro de qualidade  não é compatível" (linhas 15-17);
 -                              B.                                                  "Resultado: inundação de limões, carros velhos que  ninguém quer comprar." (linhas 20-21);
 -                              C.                                                  "Algumas características de um bom professor são  bem conhecidas e relativamente fáceis de avaliar:  qualidade da formação acadêmica na área que vai  lecionar..." (linhas 23-27);
 -                              D.                                                  "Melhorar um pouco o salário inicial dos professores  tem o mesmo resultado de melhorar o lance no carro  usado: compra-se o carro e mais o CD." (linhas 49-51);
 -                              E.                                                  "E, para completar, o sistema de carreira de magistério  fomentado pelos governos e pressionado pelas  corporações é perverso: incentiva maior remuneração  para variáveis e atributos formais que não guardam  qualquer relação com desempenho docente..." (linhas  71-75).