A identificação das competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais constitui uma das  etapas mais importantes do processo de gestão por competências. Geralmente, o primeiro passo para essa  identificação é a realização da pesquisa documental, em que são analisados o conteúdo da missão, a visão de  futuro, os objetivos e outros documentos relativos à estratégia da organização. De acordo com a literatura  nacional da área, esta fase consiste
						
						-                              A.                                                  na comparação entre os planos de capacitação anteriores da instituição e os resultados obtidos pelas ações  de capacitação.
 -                              B.                                                  na realização de um diagnóstico ocupacional para o levantamento de pontos fracos e pontos fortes da  organização.
 -                              C.                                                  no desenvolvimento de uma avaliação do mapa estratégico da instituição para apontar possíveis discrepâncias  entre os objetivos estratégicos e a missão da organização.
 -                              D.                                                  na formulação das políticas e diretrizes para a captação e o desenvolvimento de competências em todos os  níveis administrativos.
 -                              E.                                                  na realização da coleta de dados com pessoas-chave da organização, para que tais dados sejam cotejados  com a análise documental.