Considerem-se os seguintes tipos de competências organizacionais:  as básicas e as essenciais.
  A respeito de suas características, tem-se que as
						
						-                              A.                                                  essenciais descrevem as atividades diárias e eventuais  a serem executadas pelos profissionais; e definem  os desafios, oportunidades e ameaças inerentes à  sua função.
-                              B.                                                  essenciais constituem um conjunto de conhecimentos,  habilidades, que permitem aos funcionários desenvolverem  suas funções alinhadas com os objetivos  estratégicos da organização.
-                              C.                                                  básicas são pré-requisitos para manterem a organização  no mercado, e são suficientes para garantir liderança  e diferencial competitivo.
-                              D.                                                  básicas garantem o diferencial competitivo: têm valor  percebido pelos clientes; contribuem para a diferenciação  entre concorrentes e aumentam a capacidade  de expansão.
-                              E.                                                  básicas são as capacidades indispensáveis das quais  a empresa necessita para administrar com eficácia o  seu negócio.