A efetividade na prestação jurisdicional, um dos macrodesafios  do Judiciário, representa, no BSC, a perspectiva da sociedade  (cliente), que resulta diretamente dos processos internos  relacionados à melhoria de gestão de pessoas, do  aperfeiçoamento da gestão de custos e da governança de  tecnologia da informação e da comunicação.
						
						-                              A.                                                  Nota-se o alinhamento das perspectivas dos BSCs no mapa  estratégico do TSE e na Estratégia Judiciário 2020, sobretudo  quanto às relações de causa e efeito entre o aprimoramento da  gestão da justiça criminal e a garantia dos direitos de  cidadania.
 -                              B.                                                  O efeito cascata do BSC pode ser elaborado para a justiça  eleitoral quando se vinculam os indicadores de gestão de  pessoas do TRE/RS aos indicadores de aprimoramento do  processo eleitoral no Rio Grande do Sul, de modo a se gerar  melhoria nos serviços prestados pelo tribunal.
 -                              C.                                                  Embora todos os tribunais orientarem suas estratégias  organizacionais a partir do mapa estratégico do Judiciário  elaborado pelo CNJ, a justiça eleitoral tem papel fundamental  na adoção de soluções alternativas de conflito para litígios  eleitorais em nível municipal, estadual e federal.
 -                              D.                                                  Índice de agilidade na tramitação dos processos de aquisição  de bens e serviços, pontuação no GesPública, índice de  instalações físicas adequadas a pessoas com deficiência e grau  de satisfação de servidores com a comunicação interna  constituem indicadores de processos internos do TRE/RS  diretamente relacionados com a Estratégia Judiciário 2020.
 -                              E.                                                  A efetividade na prestação jurisdicional, um dos macrodesafios  do Judiciário, representa, no BSC, a perspectiva da sociedade  (cliente), que resulta diretamente dos processos internos  relacionados à melhoria de gestão de pessoas, do  aperfeiçoamento da gestão de custos e da governança de  tecnologia da informação e da comunicação.