Questões de Administração Pública

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Os três tipos básicos de cargos de níveis hierárquicos são:

    A) Cargos de nível executivo, cargos de legislativo e cargos de nível judiciário.

    B) Cargos de nível de marketing, cargos de nível de inovação e cargos de nível de estratégia.

    C) Cargos de nível básico, cargos de nível avançado e cargos de nível superior.

    D) Cargos de nível estratégico, cargos de nível tático e cargos de nível operacional.

    E) Cargos de nível lógico, cargos de nível comportamental e cargos de nível manual.

No âmbito da administração pública, afirma-se:
I- Empresas estatais são aquelas que são constituídas com base em lei e com participação acionária do Estado.
II- Nas empresas de economia mista, a maioria das ações da empresa deve estar sob o controle do Poder Público.
III- A contratação de trabalhadores das empresas estatais deve ser realizada, única e exclusivamente, por meio de processo licitatório.
É correto o que se afirma em:

    A) I e II, apenas.

    B) I, apenas.

    C) II, apenas.

    D) III, apenas.

    E) I, II e III.

Em relação às funções administrativas, avalie as seguintes afirmações:
I- O controle consiste na operacionalização do trabalho manual a ser realizado.
II- As funções administrativas básicas são: planejamento, organização, direção e controle.
III- As funções administrativas são a base de atuação do administrador nas organizações.
É correto o que se afirma em:

    A) II e III, apenas.

    B) I, apenas.

    C) II, apenas.

    D) III, apenas.

    E) I, II e III.

Os princípios fundamentais da administração pública estão pautados na Constituição e servem como diretrizes essenciais. Ao encontro disso, são princípios fundamentais da administração pública:

    A) Disponibilidade, veracidade, propaganda, moralidade e economicidade.

    B) Objetividade, impessoalidade, planejamento, jurisprudência e eficiência.

    C) Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    D) Legalidade, veracidade, razoabilidade, publicidade e eficácia.

    E) Proporcionalidade, planejamento, moralidade, publicidade e efetividade.

Em relação ao conceito de organização, afirma-se:
I- Toda organização é composta de um conjunto de pessoas e recursos. II- Organizações podem ser empresas públicas ou privadas. III- Empresas de capital aberto não podem ser consideradas organizações.
É correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) III, apenas.

    D) I e II, apenas.

    E) I e III, apenas.

Qual é o princípio da administração pública que obriga à atividade administrativa ser pautada não só pela lei, mas também pela boa-fé, lealdade e probidade?

    A) O princípio da impessoalidade.

    B) O princípio da moralidade.

    C) O princípio da legalidade.

    D) O princípio da publicidade.

Com relação a governança, governabilidade e accountability, julgue o item subsecutivo.


São indicadores da governança pública preconizados pelo Banco Mundial a responsabilização, a estabilidade política, a ausência de violência e a qualidade do marco regulatório.

Julgue o próximo item, no que se às reformas administrativas, à reforma do aparelho do Estado, ao Estado regulador e aos processos participativos de gestão pública.


Os constituintes de 1988 identificaram a crise do aparelho do Estado e a necessidade de sua reconstrução, com a proposta de uma administração orientada para o atendimento das demandas dos cidadãos, o que se refletiu na Constituição Federal de 1988.

Julgue o próximo item, no que se às reformas administrativas, à reforma do aparelho do Estado, ao Estado regulador e aos processos participativos de gestão pública.


Na administração pública gerencial, a responsabilização dos administradores pelos atos decorrentes do exercício da função pública é procedimento essencial à defesa dos princípios republicanos.

Julgue o próximo item, no que se às reformas administrativas, à reforma do aparelho do Estado, ao Estado regulador e aos processos participativos de gestão pública.


A influência nas decisões sobre o destino da organização é uma forma de democratização que pode ser observada em um processo participativo de gestão pública.

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