Questão número 222718

As plantas forrageiras, durante sua evolução, desenvolveram variações no metabolismo fotossintético, sendo possível distingui-las em três grupos principais: C3, C4 e CAM (metabolismo ácido das crassuláceas). Desta forma, é correto afirmar-se que

  • A. as perdas decorrentes da fotorrespiração, observadas nas plantas do tipo CAM, acarretam diminuição entre 20 e 70% da fotossíntese.
  • B. plantas CAM, encontram-se as que fixam e reduzem o CO2 a carboidratos unicamente através do ciclo de Calvin, isto é, quando a molécula de CO2 é fixada no mesófilo foliar através da combinação com uma molécula de ribulose-difosfato (RUDP).
  • C. plantas C3 apresentam, em suas folhas, dois tipos de células clorofiladas: as do mesófilo e as da bainha vascular, sendo que as últimas circundam os tecidos vasculares. Essa anatomia recebe o nome de Kranz e está intimamente relacionada ao processo fotossintético nas espécies C3.
  • D. a função de ribulose-difosfato oxigenase, processo relacionado à inibição da fotossíntese na presença de O2 e ao fenômeno de fotorrespiração em plantas C4.
  • E. no metabolismo de plantas C4, não é alternativo ao ciclo de Calvin, visto que dele não resulta redução do CO2 a carboidratos, pois esse processo ocorre, exclusivamente, nas células da bainha vascular, através do ciclo de Calvin.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...