Questão número 244397

Os conceitos de Saúde Pública e de Saúde Coletiva se referem a diferentes movimentos no campo da saúde no mundo. É correto afirmar que:

  • A. A Saúde Pública tem origem em vários movimentos que surgiram na Europa, na África e nas Américas como forma de controlar, a priori, as endemias que ameaçavam a ordem econômica vigente e depois como transformação social, buscando a erradicação da miséria, desnutrição e analfabetismo e a distribuição de renda.
  • B. Já antes da Saúde Coletiva, os vários modelos de Saúde Pública conseguiram estabelecer uma política de saúde democrática efetiva que ultrapassou os limites disciplinares, ou seja, superaram o atendimento centrado na figura hegemônica do médico.
  • C. A Saúde Coletiva é um movimento que surgiu no século XIX contestando os atuais paradigmas de saúde existentes na Europa.
  • D. A Saúde Coletiva surge devido à necessidade de construção de um campo teórico-conceitual em saúde frente ao esgotamento do modelo científico biologicista da saúde pública.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...