Questão número 251754

Para muitos, foi um acontecimento histórico: a 28 de maio de 2002, em cerimônia realizada nos arredores de Roma, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um acordo com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), abrindo as portas para a cooperação militar pós-Guerra Fria. No que se refere ao tema, de indiscutível importância para o desenrolar da política internacional, julgue as assertivas a seguir propostas, identificando- as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a opção correspondente.

( ) Apesar de toda a extensão da crise que sepultou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que se desdobrou no desmonte dos regimes socialistas na Europa Oriental, a Rússia mantém seu arsenal nuclear, o que por si só lhe confere peso nas questões afetas à segurança mundial.

( ) OTAN e Pacto de Varsóvia surgiram no tenso ambiente de disputa de poder mundial pelas duas superpotências emergentes ao final da Segunda Guerra, EUA e URSS; em ambos os casos, plenamente integrados à lógica que presidia o choque de interesses na ordem bipolar, tratava-se de alianças militares, tecnicamente justificadas como forças de defesa.

( ) O fim da URSS, acompanhado do colapso socialista no Leste Europeu, correspondeu à desativação do Pacto de Varsóvia, o mesmo não tendo ocorrido com a OTAN; preservada e fortalecida, a OTAN parece forjar um novo papel para si, no qual o combate ao terrorismo internacional certamente figura em plano superior.

  • A.

    V, V, F

  • B.

    V, F, F

  • C.

    F, V, V

  • D.

    V, V, V

  • E.

    F, F, V

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...