A comunicação é de extrema importância no trabalho em grupo, sendo primordial para a produtividade. Valendo-se dessa premissa, estudiosos das relações entre comunicação e produtividade apontaram cinco estruturas de comunicação observáveis na dinâmica dos grupos: a radial, a em Y, a encadeada, a circular e a da conexão total. Elas podem ser distinguidas pela velocidade de transmissão de informação, pela precisão da transmissão, pelo grau de saturação e pela satisfação dos membros com os processos de comunicação.
Comparando a dinâmica dos grupos em relação às cinco estruturas de comunicação, tem-se que:A sobrecarga de informações é maior em uma rede de comunicação circular do que em uma radial em se tratando de atividades complexas.
A satisfação de membros de grupos em uma rede radial é maior do que em uma rede de conexão total em se tratando de atividades complexas.
A saturação da rede em uma rede de conexão total é maior do que em uma rede radial, em se tratando de atividades complexas.
A precisão na transmissão da informação em uma rede circular é maior do que em uma rede em Y, em se tratando de atividades simples.
A produtividade em uma rede de conexão total é maior do que em uma rede em Y, em se tratando de atividades simples.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...