Questão número 380193

Em Layout: o design da página impressa, o Art Nouveau é caracterizado pelo autor como um prelúdio à emergência do design gráfico, não sendo incluído nesse campo em sua periodização. A principal argumentação utilizada para sua qualificação como "prelúdio" - e que é comum em outras obras que tratam desse período sob o ponto de vista do design - é a de que:

  • A.

    a maioria dos impressos projetados pelos adeptos do movimento era reproduzida por litografia, um processo que, por seu aspecto artesanal, invalida tais produções como efetivamente pertencentes à esfera do design gráfico.

  • B.

    os projetos típicos do período possuem pontos em comum com o campo do design gráfico – inclusive no que concerne ao uso de ornamentos, mesmo que de forma excessiva –, mas sua produção se caracterizava por processos de impressão artesanais.

  • C.

    a maior parte dos adeptos do Art Nouveau era composta por artistas, o que caracteriza tal produção como mais pertencente à esfera da arte do que ao campo do design gráfico – e isso se reflete no próprio layout dos impressos do período.

  • D.

    tais projetos não se ajustam aos quatro aspectos que caracterizam o design gráfico, conforme estabelecidos em outra obra que consta na bibliografia sugerida neste concurso.

  • E.

    ainda que o autor ressalve que a decoração é uma influência persistente na comunicação visual, o decorativismo – ou seja, o privilégio dado aos elementos ornamentais e seu excesso nos layouts – não se coaduna com o design gráfico, argumento que evidencia a influência do paradigma funcionalista no enfoque adotado no texto.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Parceiros

Caso deseje ser um parceiro entre em contato.

questoes de concurso

cupom de desconto

body feminino

pci concursos

bendito guia

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...