Questões de Desenho Industrial da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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A declaração   permite ao navegador apresentar uma página web corretamente. A declaração correta para uma página em HTML5 é:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

A sigla HTML significa Hyper Text Markup Language, o que pode ser traduzido como Linguagem de Marcação de Hipertexto. Uma linguagem de marcação pode ser definida como um sistema para:

  • A. marcar um documento indicando a sua estrutura lógica e hierárquica especificamente para a transmissão e exibição eletrônicas;
  • B. definir o comportamento visual em meio eletrônico do conteúdo textual de um documento, incluindo tipografia, cor e tamanho dos caracteres;
  • C. marcar um documento indicando a ordem em que o conteúdo deve ser apresentado em meio eletrônico;
  • D. definir as ligações entre diferentes documentos a partir de palavras-chave específicas;
  • E. criar documentos específicos para transmissão eletrônica através da Internet.

Com a introdução do HTML5, diversas novas APIs Javascript (Application Programming Interfaces) foram disponibilizadas, aumentando consideravelmente a quantidade de recursos disponíveis para a produção de páginas web. São APIs exclusivas do HTML5:

  • A. múltiplas colunas de texto, transformações 2D/3D e RWD (Responsive Web Design);
  • B. armazenamento em nuvem, suporte a telas de toque e SSL (Secure Sockets Layer);
  • C. acesso a câmeras em dispositivos móveis, suporte a streaming de vídeo e SSE (Streaming SIMD Extensions);
  • D. armazenamento local, geolocalização e SSE (Server-Sent Events);
  • E. redimensionamento dinâmico de imagens, detecção de resolução de tela e RWD (Responsive Web Display).

CSS é uma linguagem de folha de estilo criada para:

  • A. reduzir o tempo de carregamento de uma página, separando forma e conteúdo em arquivos distintos;
  • B. descrever a apresentação de um documento HTML ou XML através da definição de como os elementos devem ser exibidos em tela ou outros meios;
  • C. permitir a criação de funções matemáticas repetitivas que podem ser chamadas a partir do código HTML;
  • D. simplificar a seleção de fontes e aplicação de cores em páginas HTML;
  • E. definir a hierarquia dos elementos de uma página, independentemente de sua forma, para simplificar a diagramação em HTML.

O CSS permite a especificação de cores através de modelos distintos. São exclusivos do CSS3 os seguintes modelos:

  • A. RGB, hexadecimal e nome da cor;
  • B. RGBA, CMYK e HSLA;
  • C. RGBA, HSL e HSLA;
  • D. RGB, HSL e hexadecimal;
  • E. RGB, CMYK e hexadecimal.

Um webdesigner deseja aplicar um degradê de verde para amarelo como fundo de uma página. O efeito deve ser aplicado em diagonal, com a cor verde no topo superior esquerdo do fundo. Para tal, a sintaxe padrão correta do comando em CSS3 é:

  • A. { background-color: gradient(from top left, green, yellow); }
  • B. { background: linear-gradient(to bottom right, #0F0, #FF0); }
  • C. { background-color: gradient(-45deg, green, yellow); }
  • D. { background: gradient(to bottom right, #FF0, #0F0);}
  • E. { background: linear-gradient(-45deg, #green, #yellow); }

Existem, atualmente, diversas metodologias aplicadas ao desenvolvimento de código CSS. Para projetos de larga escala desenvolvidos em equipe, a metodologia ideal que define uma convenção rígida de nomenclatura para classes transformando-as em módulos independentes e reutilizáveis é:

  • A. ACSS (Atomic CSS);
  • B. SMACSS (Scalable and Modular Architecture for CSS);
  • C. OOCSS (Object Oriented CSS);
  • D. SASS (Syntactically Awesome Style Sheets);
  • E. BEM (Block, Element, Modifier).

Durante a etapa de planejamento de um website, um webdesigner deve escolher a seguinte ferramenta para definir as seções principais e suas respectivas subseções:

  • A. prototipação;
  • B. wireframe;
  • C. fluxograma;
  • D. mapa mental;
  • E. avaliação heurística.

A modelagem de uma interface abstrata é um processo de planejamento usado para:

  • A. descrever os elementos de estilo que definem a apresentação visual do conteúdo de um website;
  • B. simular o processamento dos dados enviados pelo usuário em uma página web;
  • C. simular o funcionamento das páginas dinâmicas a partir do acesso ao banco de dados;
  • D. simular visualmente a interface de um website;
  • E. descrever os elementos que representam as interações entre o usuário e o website.

Um webdesigner recebe a tarefa de desenvolver um website responsivo. O site deve ser visualizado no maior número de dispositivos possíveis, de smartphones de baixo custo a computadores de última geração, sem omitir nenhuma informação crucial para a compreensão do conteúdo. Para tal, a metodologia mais indicada de acordo com o conceito de mobile first é conhecida como:

  • A. processamento no servidor (server processing);
  • B. aperfeiçoamento progressivo (progressive enhancement);
  • C. planejamento de interação móvel (mobile interaction planning);
  • D. modelagem responsiva (responsive modeling);
  • E. degradação graciosa (gracious degradation).
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