Questão número 460478

Um monopolista consegue fixar um preço acima do custo marginal e, portanto, produz e vende uma quantidade abaixo do nível socialmente ótimo. Essa estratégia gera um ônus para a economia, denominado de peso morto do monopólio. Assinale a opção que apresenta uma forma de zerar esse peso morto para todos os agentes (firma, consumidor e governo).

  • A. Se o governo subsidiasse o preço do mercado, a ponto do mesmo igualar o custo marginal do monopolista.
  • B. Se o monopolista praticasse preços menores, abaixo do seu custo marginal, ou seja, adotasse uma estratégia de dumping.
  • C. Se o monopolista passasse a adotar a estratégia de “leve x unidades e pague x-1” para as unidades adicionais, ou seja, discriminasse os preços em terceiro grau.
  • D. Se o monopolista pudesse discriminar perfeitamente os preços, ou seja, vendesse unidades adicionais do bem para determinados grupos de consumidores, a preços menores.
  • E. Se novas empresas entrassem no mercado para competir com o monopolista até que toda possibilidade de lucro fosse exaurida, ou seja, se o governo derrubasse as barreiras à entrada no mercado.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...