Questão número 469421

O quadro de desequilíbrio estrutural e de forte restrição externa que caracterizou a economia brasileira no início de 1974 permitiu ao presidente Geisel a implantação das mudanças estruturais na economia, que vieram a compor o II Plano Nacional de Desenvolvimento. Acerca do tema, é INCORRETO afirmar que

  • A. os investimentos públicos e privados foram canalizados para setores identificados como “pontos de estrangulamento”, os quais envolviam a formação de infraestrutura, inclusive, quanto ao setor energético, à produção de bens de capital e à promoção das exportações.
  • B. os investimentos públicos eram financiados através de recursos do orçamento, via arrecadação de impostos, e por empréstimos externos captados por empresas estatais, que tinham acesso ao mercado de crédito internacional, por influência do governo federal.
  • C. havia um entendimento de que o crescimento econômico poderia ser liderado pelas exportações líquidas, as quais eram incentivadas por uma política de desvalorização cambial que não comprometesse o processo de substituição de importações.
  • D. o endividamento externo e a escassez de dólares no mercado internacional tornaram a política fiscal impraticável, abrindo espaço para a política monetária, que era operacionalizada por leilões de divisas, cujos participantes compunham o setor de substituição de importações.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...