Questão número 472068

O desenvolvimento motor ocorre de forma progressiva durante toda a vida do ser humano, iniciando-se na sua concepção e cessando somente na sua morte. Esse processo leva em conta os fatores biológicos e considera também os processos de interação do indivíduo com o meio e com a(s) tarefa(s) e experiência(s) vivenciadas por ele. Ocorre em fases previsíveis, com mudanças esperadas em determinadas faixas etárias.

Em relação ao período de vida e sua característica da fase do desenvolvimento motor, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. Fase dos movimentos fundamentais: inicia-se na vida intrauterina e vai até os 4 primeiros meses após o nascimento. Essa fase caracteriza-se pela presença de movimentos involuntários, que são a base para o desenvolvimento motor, por meio dos quais ocorrem os primeiros contatos do indivíduo com o meio ambiente.
  • B. Fase motora reflexa: vai do nascimento até os 2 primeiros anos de vida. Nessa fase, aparecem os primeiros movimentos voluntários que, apesar de imperfeitos e descontrolados, são de suma importância para a aquisição de movimentos mais complexos.
  • C. Fase dos movimentos rudimentares: dos 2 aos 7 anos de idade. Esses movimentos são consequência dos movimentos reflexivos. Nessa fase, as crianças formam e exploram suas capacidades motoras.
  • D. Fase dos movimentos especializados: dos 7 aos 14 anos de idade. Nesse período, a criança / adolescente começa a refinar suas habilidades fundamentais e passa a combiná-las para a execução de inúmeras atividades, sejam cotidianas ou de lazer.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...