Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O Índice de Massa Corpórea (IMC) ou Índice de Quetelet é um dos indicadores mais utilizados, para avaliar o estado nutricional de uma pessoa. Seu resultado é obtido por meio da relação entre o peso (Kg) e a Estatura (m) elevada ao quadrado. Sua classificação segue um escore que determina se o indivíduo se encontra em Baixo Peso (Magreza), Normal (Eutrófico), Sobrepeso ou Obesidade. Um indivíduo, para se encontrar com a classificação considerada como Normal (Eutrófico), deverá apresentar o resultado do IMC, compreendido entre

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Para a realização de uma atividade física, em especial um exercício aeróbico, é imprescindível a monitoração da frequência cardíaca. Uma das equações mais utilizadas, para determinar a frequência cardíaca máxima (FCmáx), é FCmáx = 220 – idade (bpm). Considerando-se uma atividade cardiorrespiratória (aeróbia), a FCmáx para um individuo do sexo masculino, de 22 anos de idade, e os respectivos limites de controle para 60%, 70% e 80% da FCmáx, são

  • A. FCmáx = 188 bpm, Limite 60% = 113 bmp, Limite 70% = 132 e Limite 80% = 150 bpm.
  • B. FCmáx = 178 bpm, Limite 60% = 107 bmp, Limite 70% = 125 e Limite 80% = 142 bpm.
  • C. FCmáx = 198 bpm, Limite 60% = 119 bmp, Limite 70% = 139 e Limite 80% = 158 bpm.
  • D. FCmáx = 198 bpm, Limite 60% = 113 bmp, Limite 70% = 132 e Limite 80% = 150 bpm.
  • E. FCmáx = 188 bpm, Limite 60% = 119 bmp, Limite 70% = 139 e Limite 80% = 158 bpm.

Na educação física e na atividade física, a avaliação é essencial para o estabelecimento de metas, acompanhamento do progresso dos alunos, detecção de deficiências, reorganização do programa de aulas e treinamento e para o alcance dos objetivos do aluno. Sobre medidas e avaliação, enumere as questões como (V) verdadeiras ou (F) falsas.

I. ( ) Bateria de testes são um conjunto de procedimentos destinados a quantificar variáveis de aptidão, relacionada à saúde ou ao desempenho motor.

II. ( ) Os componentes responsáveis pelo peso corporal, no indivíduo, são massa gorda e massa isenta de gordura (músculos, ossos e resíduos: sangue, vísceras e líquidos corporais).

III. ( ) Teste é uma técnica que fornece, através de processos precisos e objetivos, dados quantitativos que exprimem, em bases numéricas, as quantidades que se desejam medir.

IV. ( ) Medida pode ser considerada um instrumento, procedimento ou técnica, para se obter uma informação.

V. ( ) Avaliação é um processo pelo qual, utilizando-se as medidas, se pode, subjetiva e objetivamente, exprimir e comparar critérios.

A sequência correta é

  • A. V, V, F, F, V.
  • B. V, V, F, V, V.
  • C. F, F, V, V, F.
  • D. V, F, V, F, F.
  • E. F, V, F, F, V.

Os eventos esportivos, de acordo com sua importância e complexidade para o mundo do esporte, se classificam em

  • A. taça, oficinas, festas e copa.
  • B. campeonato, entretenimento, festival e olimpíadas
  • C. jogos, entretenimento, festival e olimpíadas.
  • D. olimpíadas, torneio, copa e jogos.
  • E. festival, torneio, campeonato e olimpíadas.

Para um desfile de olimpíadas, vários são os preparativos e as sequências de apresentações artísticas que o País-sede deve utilizar.

Quanto organização do des le de abertura, é correto afirmar-se que

  • A. o País-sede da Olimpíada desfila por último.
  • B. o Comitê Olímpico define o número de participantes da delegação.
  • C. o País-sede da Olimpíada é o primeiro a desfilar; e os demais, por ordem alfabética.
  • D. é organizado por blocos de continente.
  • E. desfila primeiro o vencedor de maior número de medalhas na Olimpíada anterior.

O gráfico abaixo representa as vias energéticas predominantes e o tempo (duração) de uma atividade.

Com base no gráfico, tendo como referência a duração e a intensidade dos movimentos técnicos, acerca da via energética predominante na modalidade esportiva, é correto dizer-se que

  • A. na corrida de 100 metros, é o ATP, pois apresenta baixa intensidade e longa duração.
  • B. no salto em distância, é o sistema aeróbio, pois apresenta alta intensidade e curta duração.
  • C. no arremesso do dardo, é o ATP + o ácido lático, pois apresenta alta intensidade e longa duração.
  • D. no saque por cima do voleibol, é o ATP, pois apresenta alta intensidade e curta duração.
  • E. na prova de 50 metros crawl, é o ATP-CP, pois apresenta baixa intensidade e longa duração.

A competição que mais sofrerá interferência na altitude elevada é o(a)

  • A. arremesso de peso.
  • B. salto triplo.
  • C. corrida de 100 metros.
  • D. salto em altura.
  • E. maratona.

Diante do exposto, é possível perceber que houve um aumento da procura por

  • A. dietas que preconizam a ingestão excessiva ou restrita de um ou mais macronutrientes (carboidratos, gorduras ou proteínas), bem como exercícios que permitem um aumento de massa muscular ou modelar o corpo.
  • B. exercícios físicos aquáticos (natação/hidroginástica), que são de baixo impacto, evitando o atrito (não prejudicando as articulações), previnem o envelhecimento precoce e melhoram a qualidade de vida.
  • C. mecanismos que permitem combinar alimentação e exercício físico, que permitem a aquisição e a manutenção de níveis adequados de saúde, sem a preocupação com padrões de beleza instituídos socialmente.
  • D. programas saudáveis de emagrecimento, que evitam os prejuízos causados na regulação metabólica, na função imunológica, na integridade óssea e na manutenção da capacidade funcional ao longo do envelhecimento.
  • E. exercícios de relaxamento, reeducação postural e alongamentos, que permitem melhor funcionamento do organismo, bem como uma dieta alimentar e hábitos saudáveis com base em produtos naturais.

Sobre os conceitos de saúde, qualidade de vida, atividade física e exercício físico, enumere as questões como (V) verdadeiras ou (F) falsas.

I. Uma pessoa só é considerada saudável, se não estiver doente: isso é o que preconiza o conceito de saúde estabelecido pela OMS.

II. A qualidade de vida é uma condição humana resultante de parâmetros individuais e socioambientais, modificáveis ou não, que caracterizam as condições em que vive o ser humano.

III. É falso afirmar-se que todo movimento corporal que gera gasto de energia, realizado sem planejamento, é uma atividade física.

IV. O exercício físico e toda atividade física, planejada e estruturada, repetitiva, têm como objetivo a manutenção ou a melhoria de um ou mais componentes da aptidão física, de habilidades motoras ou de reabilitação orgânico-funcional.

V. A saúde é uma condição humana com dimensões físicas, sociais e psicológicas, caracterizadas num contínuo com polos positivo e negativo.

A sequência correta é

  • A. V, V, F, V, V.
  • B. F, V, F, V, V.
  • C. F, F, V, F, F.
  • D. V, F, V, V, F.
  • E. F, V, F, F, V.

Diversos fatores influenciam na nossa qualidade de vida. Muitos desses fatores vão além da nossa reponsabilidade, contudo, de forma geral, eles podem ser modificados, melhorando a nossa vida e nos tornando pessoas mais felizes e ativas. Sobre os fatores que influenciam na nossa qualidade, julgue as afirmativas em certas (C) e erradas (E).

I. Espiritualidade é uma dimensão do homem, visto como ser naturalmente religioso, que busca alcançar a plenitude da sua relação com o transcendental (Deus).

II. O termo saúde é conceituado como “ausência de doença”, logo, saudável é uma pessoa sem doença, independentemente da educação, do trabalho, do ambiente, da família ou do lazer.

III. Os fatores apresentados na figura são interligados, quando se trata de qualidade de vida, de modo que, se algum deles deixa de existir ou passa a ter um mau funcionamento, a nossa qualidade de vida fica ameaçada.

IV. Lazer é uma forma de utilizar o tempo livre, para realizar tarefas prazerosas de livre-arbítrio do ser humano, sendo uma importante ferramenta contra o estresse.

V. O fator “ambiente” possui pouca influência na qualidade de vida, sendo sua manutenção de total responsabilidade individual.

Estão certas:

  • A. II, III, V.
  • B. I, IV, V.
  • C. I, III, IV, apenas.
  • D. I, II, III, IV.
  • E. I, II, V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Parceiros

Caso deseje ser um parceiro entre em contato.

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato!
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação!