Os megaeventos esportivos (Copa do Mundo e Olimpíadas) fomentaram políticas públicas, formuladas no âmbito do Ministério  dos Esportes, visando incrementar, valorizar as práticas esportivas na Educação Física escolar e atrelar o esporte ao binômio  educação-saúde e, ainda, contribuir para a formação da personalidade da criança mediante a incorporação de valores  importantes para a vida social e para o pleno desenvolvimento da cidadania: espírito de grupo, espírito competitivo, respeito às  regras (leis), entusiasmo pelo esforço, assimilação adequada das derrotas, atitude humilde na vitória etc. A prática esportiva  ainda contribui para que as crianças em situações de vulnerabilidade social não se envolvam no consumo de drogas e na  delinquência. No entanto, essas políticas sofrem severas críticas porque o modelo esportivo presente
						
						-                              A.                                                  concebe o esporte como um direito social que deve ser ampliado, pois sua prática funciona como elemento de compensação  dos efeitos colaterais da globalização econômica, o que facilita a inclusão dos sujeitos despossuídos de bens  materiais na sociedade.
 -                              B.                                                  apresenta os benefícios da prática esportiva tais como: reabilitar pessoas em condições de risco, promover a saúde da  população, possibilitar a alguns ascender economicamente e socializar as pessoas de classes sociais distintas.
 -                              C.                                                  considera que em termos sociológicos tanto a Educação Física escolar como o esporte são instituições com universos simbólicos  muito distintos, que permite ações pedagógicas diferenciadas, valorizando as diferenças culturais.
 -                              D.                                                  incentiva que a organização de eventos escolares e a prática pedagógica sejam realizadas em conformidade com as decisões  da comunidade educativa presentes no projeto político e pedagógico de cada unidade escolar.
 -                              E.                                                  não apresenta uma proposta diferente daquilo que, historicamente, tem pautado as ações do Estado no setor, qual seja, o  esporte de alto rendimento como referência, o que dificulta para que a Educação Física não se submeta aos princípios do  sistema esportivo, que valoriza a performance e o mérito.