O termo budo era sinônimo de bushido, que significa a ideologia e o comportamento dos samurais. Hoje é utilizado como  denominação genérica de nove modalidades da arte marcial japonesa que surgiram na época moderna e englobam a arte do  kenjutsu (esgrima) e do jujutsu (sem armas). Dentre elas, e cada qual com as suas características peculiares, encontra-se o
						
						-                              A.                                                  judô, criado por Jigoro Kano e constituído por três modalidades de golpe: a nage-wasa (arremesso), katame-waza (imobilização,  torção e estrangulamento) e atemi-waza (atinge o fluxo de energia e são traumatizantes). Nas competições e nos  treinamentos livres (randori) utiliza-se apenas o atemi-waza.
 -                              B.                                                  kendo, cuja origem remonta aos tempos dos samurais, tem como marca o uso do shinai (que representa a espada) e a  ausência de protetores de cabeça e tronco. Sua caraterística vai além do domínio do adversário no ataque e na defesa e  visa alcançar a purificação espiritual.
 -                              C.                                                  araki ryu kempo, que antecede ao período de sistematização do Kendo e do Judô. Aperfeiçoou o uso de bastão de  madeira, corrente, pequenos protetores, nagamaki (espada de porte maior para atacar cavalos). Os golpes são violentos e  caracteriza-se pelo fato de, depois de dominado o adversário, aplicar-lhe o golpe de misericórdia.
 -                              D.                                                  karatê-do, uma arte marcial que se luta sem arma. Existem o Kata, que é o pressuposto da combinação da forma básica  de todos os tipos de ataque e defesa como o tsuki, uti, uke, keri idealizados pelos pioneiros e o Kumite, que é o enfrentamento  propriamente dito e a disputa pelo ippon no ponto vital do ataque.
 -                              E.                                                  shojitsuken rikataichiryu, um estilo de esgrima cuja técnica é baseada no uso de espada/desembainhar. Sua característica  é a de aplicar o golpe de misericórdia depois de dominar o adversário e, em seguida, enxugar o resto do sangue da  espada antes de embainhá-la novamente por meio da pressão do dedo polegar e indicador ao longo da lâmina.