Por envolver um grande número de variáveis, especialistas em desenvolvimento infantil reconhecem que o desenvolvimento afetivo  é difícil de medir objetivamente. A ausência de afirmativas não impede que programas de Educação Física pautados em  uma abordagem desenvolvimentista se preocupem em promover ações que possam ter impactos no desenvolvimento do autoconceito  e na socialização positiva das crianças e adolescentes. Diante dessa preocupação, cabe ao professor considerar  alguns aspectos quando organiza o plano de ensino, sobretudo no que diz respeito
						
						-                              A.                                                  ao professor, que envolvem: o interesse no aprendiz, a organização da tarefa em acordo com o nível de desenvolvimento  motor, afetivo e cognitivo de cada criança, a organização da tarefa em uma sequência em acordo com o grau de dificuldade,  a individualização das instruções e o encorajamento.
 -                              B.                                                  ao ambiente das aulas, que envolve: as instalações, as considerações de segurança, o equipamento disponível e as suas  condições, o tamanho do grupo, o tempo da aula, as limitações do espaço e a separação das crianças por gênero e grau  de eficiência locomotora.
 -                              C.                                                  às tarefas, que envolvem: o grau de complexidade, os riscos de acidentes que ela propicia, o grau de liberdade que a tarefa  permite, o padrão de formação (individual, duplas, trios etc.), a origem cultural (nação, região, passado, mídia).
 -                              D.                                                  ao aprendiz, que envolvem: o estágio do desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo, o nível de aptidão física, o nível de  aprendizagem das habilidades do movimento, a opção sexual e a sua origem étnica racial.
 -                              E.                                                  à escola, que envolvem: os códigos disciplinares, os objetivos dos familiares em relação à formação de seus filhos, o  ranking em que a escola se encontra frente às demais, a classificação dos alunos e a promoção de eventos esportivos.