O atual debate a respeito da educação indica que o currículo incide nos processos de constituição da identidade dos sujeitos.  Como elemento da história da educação, a Educação Física, ao longo de sua trajetória, veiculou conhecimentos em seu  currículo necessários para a constituição de identidades imprescindíveis aos projetos políticos organizados pelo Estado. Diante  disso, o currículo
						
						-                              A.                                                  ginástico visou à aquisição de hábitos saudáveis de higiene por parte da população, a fim de formar identidades competentes.
 -                              B.                                                  técnico-esportivo visa ao desenvolvimento técnico e à aptidão física, a fim de formar identidades emancipadas.
 -                              C.                                                  desenvolvimentista amplia o caráter excludente do currículo técnico-esportivo, facilitando a inserção de todos os alunos  nas aulas, a fim de formar identidades vencedoras.
 -                              D.                                                  pós-crítico visa desestabilizar as relações de poder que moldaram os significados presentes nas manifestações da cultura  corporal, a fim de formar identidades solidárias.
 -                              E.                                                  crítico vai denunciar os modelos reprodutores do sistema que mantém a estrutura social de forma injusta e que reforça as  relações de dominação, a fim de formar identidades eficientes.