O desenvolvimento da autonomia do aluno, em relação aos  conhecimentos, é consequência da construção e do esforço  propiciados em vivências concretas e significativas. Nesse contexto,  para promover a autonomia dos alunos, as aulas de educação física  escolar devem
						
						-                              A.                                                  desenvolver, a partir do pensamento formal dos alunos, o  exercício da ação, reflexão e redefinição da ação de acordo  com as possibilidades de cada modalidade.
 -                              B.                                                  oportunizar, a partir do diálogo, escolhas, definição de  estratégias e resolução de conflitos que evitem o desequilíbrio  cognitivo e a criação de regras em conjunto.
 -                              C.                                                  promover a internalização dos conteúdos conceituais e a  consciência para a tomada de decisões quanto ao ganhar ou  perder, desenvolvendo as habilidades necessárias para assumir  a responsabilidade por essas decisões.
 -                              D.                                                  ser planejadas de modo a permitir a alternância de momentos  em que os alunos fazem o que querem com momentos em que  fazem o que o professor sugere em termos de conteúdos.
 -                              E.                                                  valorizar, por meio dos trabalhos em grupo, as interações  sociais, os conhecimentos prévios dos alunos, as discussões e  a tomada de decisões.