Para administrar a insulina regular, por via subcutânea, em colaborador que apresenta pouco tecido subcutâneo, após a antissepsia da pele com o álcool a 70%, os cuidados na aplicação são:
- A. fazer a prega subcutânea para injetar a insulina continuamente com uma agulha de 6 mm, mantê-la no subcutâneo por 5 segundos e retirá-la, soltando a prega subcutânea com suave compressão.
- B. segurar a seringa como um lápis na mão dominante, esticar a pele do abdome para injetar lentamente a insulina, utilizar agulha de 17 mm a um ângulo de 90° e, ao término, retirar a agulha comprimindo o local com firmeza.
- C. usar uma agulha 8 mm a um ângulo de 90° em região do antebraço, realizar a prega subcutânea, infundir a insulina rapidamente, soltar a prega subcutânea e massagear o local.
- D. esticar a pele para injetar a medicação na região periumbilical, utilizar agulha de 8 mm a um ângulo de 90°, aguardar alguns segundos, retirar a agulha e massagear o local com algodão seco.
- E. esticar cuidadosamente a pele da região anterior do antebraço, introduzir a agulha 25 × 7 mm em ângulo de 10 a 15°, introduzir a insulina lentamente, em seguida retirar rapidamente a agulha sem massagear o local.