Questões de Enfermagem da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Enfermagem da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No prontuário do paciente X está anotado que ele apresenta ortopneia; e no do paciente Y, respiração estertorosa. Essas terminologias respiratórias designam, respectivamente,

  • A. frequência respiratória abaixo do normal e respiração com sibilos.
  • B. dificuldade respiratória intercalada com parada respiratória e respiração facilitada em decúbito ventral.
  • C. respiração facilitada em posição vertical e respiração ruidosa.
  • D. frequência respiratória normal em posição supina e dificuldade respiratória.
  • E. respiração facilitada em decúbito dorsal e respiração em “plateau”.

A intoxicação digitálica é um evento adverso que pode ocorrer nos pacientes medicados diariamente com

  • A. antifiséticos que contem substâncias neurotóxicas.
  • B. anti-hipertensivos do grupo do propranolol, por agir sobre a musculatura lisa das artérias de grosso calibre.
  • C. vasodilatador coronariano administrado por via sublingual, por ter ação rápida nas arteríolas.
  • D. diurético osmótico que tem como característica farmacológica a toxidade cardíaca.
  • E. cardiotônicos que são fármacos que aumentam a força de contração miocárdica.

Um paciente apresenta uma ferida com extensa destruição de tecido, chegando a ocorrer lesão muscular, sendo classificada como uma ferida de estágio IV. Nesta situação em que o paciente necessita que seja realizado curativo, o técnico de enfermagem deve

  • A. realizar o procedimento quando delegado pelo enfermeiro.
  • B. não realizar o procedimento por ser da competência do enfermeiro.
  • C. utilizar água destilada fria para favorecer o resfriamento do leito da ferida.
  • D. irrigar a ferida com soro fisiológico gelado para favorecer a cicatrização no sentido de fora para dentro.
  • E. fazer a antissepsia com soluções coloridas para tonalizar os tecidos de granulação e facilitar a sua avaliação.

Um paciente em terapia prolongada com corticosteroides requer que a enfermagem realize alguns cuidados. Um deles é quanto

  • A. a orientação com relação a ingestão de dieta rica em sódio e água.
  • B. ao controle da pressão arterial devido à propensão à hipertensão arterial.
  • C. a administração do medicamento via oral com água e paciente em jejum por 6 horas.
  • D. a orientação para evitar a ingestão de leite e medicamentos antiácidos durante o período do tratamento por via oral.
  • E. ao controle de peso diário porque o emagrecimento intenso é o principal efeito colateral do medicamento.

Durante os cuidados de enfermagem prestados a um paciente em pós-operatório de cirurgia gástrica, o técnico de enfermagem observa que o paciente apresenta gasping. Este sinal diz respeito a um tipo de padrão

  • A. pupilar.
  • B. cardíaco.
  • C. de pulso.
  • D. respiratório.
  • E. de sangramento.

Durante o acolhimento a uma paciente com diagnóstico de demência, o profissional de enfermagem observou que a paciente repetia espontaneamente a última palavra emitida. Esta alteração de linguagem corresponde a

  • A. logorreia.
  • B. palilalia.
  • C. bradifasia.
  • D. verbigeração.
  • E. glossolalia.

Uma paciente em tratamento ambulatorial há um ano por transtorno alimentar, relatou à equipe de saúde que nos últimos 3 meses tem apresentado episódios de autoindução de vômito e uso indevido de laxantes e diuréticos. Este quadro se caracteriza por um tipo de compulsão alimentar

  • A. restritiva.
  • B. expulsiva
  • C. negativa.
  • D. purgativa.
  • E. limitante.

O medicamento considerado potencialmente perigoso de uso ambulatorial é

  • A. a pomada tópica de sulfato de polimixina B em bisnaga com mais de 50 mg.
  • B. o hidrato de cloral líquido.
  • C. a dipirona sódica composta em frascos de 20 mL.
  • D. o antihistamínico ou antialérgico em aerospray a base de Bromoprida.
  • E. o colírio com princípio ativo antineoplásico de utilização pediátrica.

Para um paciente foi prescrito dipirona gotas, 1,5 grama, por via oral. A unidade de saúde dispõe de frascos de dipirona gotas com 500 mg/mL. Neste caso, devem ser administrados pelo profissional de enfermagem

  • A. 3 mL ou 60 gotas.
  • B. 1,5 mL ou 15 gotas.
  • C. 2 mL ou 45 gotas.
  • D. 1 mL ou 30 gotas.
  • E. 1,5 mL ou 30 gotas.

Foi prescrito a uma paciente Penicilina cristalina 3.500.000 UI EV de 8 em 8 horas. Cada frasco ampola apresenta 10.000.000 UI que deverá ser diluído em 6 mL de água destilada. Ao calcular quantos mL da medicação deverá ser administrado em cada horário, o profissional de enfermagem chega ao resultado, em mL, de

  • A. 2,1.
  • B. 35.
  • C. 3,5.
  • D. 21.
  • E. 2,8.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Parceiros

Caso deseje ser um parceiro entre em contato.

questões de concurso

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...