Questão número 479709

Com relação à Malária, marque a alternativa INCORRETA:

  • A. A Transmissão ocorre pela inoculação de esporozoítos durante a picada de fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles. Estes mosquitos pertencem à família Culicidae, a mesma do mosquito da dengue (Aedes aegypti) e do pernilongo comum (Culex quinquefasciatus). São essencialmente silvestres, sendo a principal espécie transmissora da malária no Brasil o Anopheles darlingi.
  • B. A esquizogonia se processa em intervalos regulares para cada espécie: P. vivax, 48 horas (terçã benigna); P. falciparum, 36 a 48 horas (terçã maligana) e P. malariae, 72 horas (quartã benigna).
  • C. Durante a fase eritrocítica, alguns merozoítos penetram em hemácias jovens (ainda na medula óssea) e se diferenciam, formando os gametócitos. É o início da reprodução assexuada ou esporogonia, que se completará no mosquito.
  • D. O exame em gota espessa (corado pelo Giensa): ainda é considerado o “padrão ouro” dos testes diagnósticos de malária. Tem uma desvantagem sobre a esfregaço delgado por ser difícil a identificação específica.
  • E. O tratamento é feito atualmente usando a cloroquina, um derivado da quinina. Nos casos de plasmódios resistentes pode se utilizar a primaquina. Na malária, o tratamento dos doentes e principalmente dos gametóforos é um dos elos mais importantes do controle.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...