Questão número 479711

A leucemia representa um grupo de neoplasias malignas derivadas das células hematopoiéticas. Esta doença inicia sempre na medula-óssea, local onde as células sanguíneas são produzidas, e posteriormente invadem o sangue periférico, podendo atingir vários órgãos do paciente afetado. A leucemia é a doença maligna mais comum na infância, correspondendo aproximadamente a 30% dos casos de câncer em crianças. No Brasil são registrados cerca de 7400 casos de leucemia por ano com um total de 5500 mortes, representando o 8o tipo de câncer mais frequente na população brasileira (INCA, 2002). Com base nas leucemias marque a alternativa INCORRETA.

  • A. A leucemia mielóide crônica (LMC) é uma doença clonal maligna caracterizada por uma excessiva proliferação da linhagem mielóide (Fase Crônica - FC), seguida por uma perda progressiva da diferenciação celular (Fase Acelerada - FA) e terminando num quadro de leucemia aguda (Fase Blástica - FB). A doença é associada a uma anormalidade citogenética específica, o Cromossoma Philadelphia (Ph), que resulta de uma translocação recíproca entre os braços longos dos cromossomas 9 e 22, isto é, a t(9;22) e leva à formação de um novo gene leucemia-específico, o BCR-ABL, detectável por polymerase-chain-reaction assay (PCR).
  • B. A Leucemia Linfóide Aguda (LLA) é a neoplasia mais frequente na infância, correspondendo a 30-35% dos casos de câncer neste segmento. Seu pico de incidência ocorre entre 2 e 5 anos de idade, sendo quatro vezes mais frequente que a leucemia mielóide aguda (LMA).
  • C. Os critérios FAB foram baseados na coloração das células do sangue periférico, no aspirado ou biópsia de medula óssea pelo método de Wrigth-Giemsa e das reações citoquímicas. A partir do tamanho celular e pleomorfismo nuclear, as LLAs foram classificadas como L1, L2 e L3.
  • D. Com relação às provas citoquímicas, o Sudam Black cora lipídeos e fosfolipídeos, é positivo para granulações azurófilas e específicas. Diferencia LLA e LMA, e é uma prova mais sensível do que a peroxidase.
  • E. Na Leucemia Mieloide Aguda ocorre a presença de mieloblasto, cromatina frouxa e nucléolos bem evidentes, ausência ou presença de poucas granulações citoplasmáticas e presença de Bastões de Auer que dão reações negativas com peroxidase e Sudan Black.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...