Questão número 483977

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no mundo e no Brasil. Segundo estimativas, bilhões de pessoas já tiveram contado com vírus das hepatites e milhões são portadores crônicos. As equipes de atenção básica têm papel relevante no diagnóstico e no acompanhamento das pessoas portadoras – sintomáticas ou não – de hepatites. Para que possam exercer esse papel, é necessário que as equipes estejam aptas a identificar casos suspeitos, solicitar exames laboratoriais adequados e realizar encaminhamentos a serviços de referência dos casos indicados. Sobre o significado dos marcadores sorológicos para Hepatite B aguda, é INCORRETO afirmar que:

  • A. HBsAg: É o primeiro marcador que aparece no curso da infecção pelo HBV. Na hepatite aguda, ele declina a níveis indetectáveis em até 24 semanas.
  • B. Anti-HBc IgM: É marcador de infecção recente, encontrado no soro até 32 semanas após a infecção.
  • C. Anti-HBc IgG: É marcador de longa duração, presente nas infecções agudas e crônicas. Representa contato prévio com o vírus.
  • D. HBeAg: É o único anticorpo que confere imunidade ao HBV. Está presente no soro após o desaparecimento do HBsAg, sendo indicador de cura e imunidade. Está presente isoladamente em pessoas vacinadas.
  • E. Anti-HBe: Surge após o desaparecimento do HBeAg, indica o fim da fase replicativa.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...